Waffles

20160206_104212

Há muito que queria experimentar esta receita, mas não tinha uma máquina de fazer waffles. Mas no Natal passado a minha querida amiga Suzanne deu-me o presente mais fofinho da minha cozinha: uma mini máquina de fazer waffles! É mesmo mini, só faz uma waffle redonda de cada vez e parece de uma casa de bonecas de tão pequenina que é. O melhor dela é mesmo isso: ocupa pouco espaço e é muito gira!

20160206_102625

No próximo fim de semana sejam românticos e surpreendam a vossa cara metade com um pequeno almoço diferente. É dia de S. Valentim, façam esta receita, juntem-lhe umas flores bonitas e muito amor!

20160206_103117

Para nós cá em casa, que somos apenas dois, esta receita é demasiado grande. Mas fiz a massa toda, fui colocando as Waffles numa rede para arrefecerem e depois de frias guardei-as no congelador. Assim estão prontas para um dia de pressas ou preguiça! E já experimentei as congeladas para testar. Só tenho de as tirar do congelador e aquece-las na tostadora por 2-3 minutos. Quando elas “saltam” estão prontas!

20160206_102833Ingredientes:

320 gr de farinha (são mais ou menos 2 cups; 1 cup = 1 medida de 250 ml)

1 ½ colher de chá de fermento em pó

½ colher de chá de sal fino

3 colheres de sopa de açúcar

1 ovo

400 ml leite (1 ¾ cups)

115 gr de manteiga derretida

1 colher de chá de extracto de baunilha

Raspa de ½ limão

Para acompanhar: Frutos vermelhos; maple syrup ou polvilhe com açúcar em pó

20160206_102910Preparação:

Numa taça grande junte todos os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Reserve. Numa outra taça junte os restantes ingredientes: o leite, o ovo, a baunilha, a manteiga derretida e a raspa de limão. Misture bem com uma vara de arames e verta este preparado na taça dos ingredientes secos. Aqui não convém mexer muito se não vai alterar a massa. Mexer até obter uma consistência homogénea, não mexer demasiado (cerca de 1 minuto é suficiente). Se a mistura ainda tiver pequenos grumos, não se preocupe, vai dar certo no final! Deixe descansar 5 minutos antes de começar a cozinhar.

Agora tudo depende da sua máquina de fazer waffles. Deve usá-la de acordo com as instruções de uso. A quantidade de massa que precisa, o tempo que demora a ficar pronto, tudo isto dependa da sua máquina. No meu é só ligar, esperar que a luz azul de apague (significa que já está quente) usar um spray de culinária ou pincelar com manteiga derretida, colocar a massa, fechar e em alguns segundos está pronto.

20160206_104151Para acompanhar, além de um bom café ou um sumo natural, preparei uma mistura de morangos com mirtilos e raspas de limão com uma colher de sopa de açúcar para soltar o sumo dos morangos e criar aquele xarope bem docinho. O acompanhamento e decoração fica a seu gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó, pode usar o Maple Syrup (aqui nos EUA é muito comum) ou fruta, enfim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *