Rocambole de Doce de Leite

Voltamos sempre onde fomos felizes! A cozinha não é só uma distracção. Quem me conhece sabe que é uma paixão. É onde me sinto bem. Às vezes funciona como retiro, como uma canalização de energias, um lavar de alma, outras vezes é inspiração, curiosidade, mas é sempre um momento de preparação de momentos felizes.

Nestes últimos tempos tenho aprendido e experimentado novas receitas, sempre para fazer alguém feliz, partilhar com amigos, colegas de trabalho, ocasiões especiais, às vezes para recordar amigos que estão do outro lado do oceano, outras vezes para recordar momentos que têm cheiro e sabor. A vida nos Estados Unidos tem um ritmo apressado, nem sempre me sobra tempo para o que quero, ou simplesmente me deixo desviar do que é essencial. Por isso volto! E espero encurtar distâncias, talvez preencher parte de um coração que luta contra distâncias, talvez faça mais alguém feliz!

Escolhi esta receita porque é para mim uma conquista. Rocambole (nome brasileiro) é o que os portugueses chamam de rolo. Os meus rolos sempre me saíram mal, mas esta receita é perfeita! É leve, fofa, macia e muito boa de trabalhar. E é tão versátil! Podem escolher o recheio que bem vos apetecer. Mas tenho de vos dizer uma coisa. Vale a pena escolher o doce de leite. Esta é uma sobremesa para gulosos. É um doce para aqueles dias em que apetece algo muito, muito doce, capaz de atenuar qualquer tristeza ou aborrecimento. É um doce que celebra o sorriso, a gulodice, o puro prazer pelo que é doce!

Ingredientes:

7 ovos

7 colheres de sopa de açúcar

7 colheres de sopa de farinha

1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Guarana para humedecer (opcional)

Doce de leite de boa qualidade q.b (usei menos de uma lata)

Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Separar as claras das gemas. Bater as claras até formar um ponto de bico. Adicionar as 7 colheres de açúcar e bater novamente. Adicionar as gemas e a essência de baunilha e continuar a bater. Acrescentar as 7 colheres de farinha e, fora da batedeira envolver delicadamente com a ajuda de uma espátula. Untar o fundo de um tabuleiro com manteiga e forrar com papel vegetal ( as medidas do meu tabuleiro são: 43.8 cm por 29.2 cm) Espalhar a massa no tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido nos 180º durante cerca de 25 minutos ou até a massa ficar dourada. Desenformar ainda quente para uma folha grande de papel de alumínio polvilhada com açúcar em pó. Retirar o papel vegetal com cuidado. Humedecer com Guarana com a ajuda de um pincel. Barrar o doce de leite e enrolar. Cortar as pontas e empratar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *