Patê de Alheira com Maçã

 

No dia 10 de Setembro a Alheira de Mirandela foi considerada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia e foi a mais votada. Por isso achei interessante colocar aqui uma receita cujo ingrediente principal fosse a alheira.

 

“A Alheira de Mirandela, que absorve esta denominação associada ao local de comercialização e expedição, a cidade de Mirandela, é o enchido regional mais consumido e conhecido no país, mais envolto em mistério e único no mundo. O fumeiro transmontano – enchido em tripa ou apenas de salga e fumo – quando não ia para as feijoadas e cozidos, quando não constituía só por si uma refeição, servia também como entrada aos melhores manjares festivos e domingueiros. A sua função é servir de empurrão ao que se segue. As alheiras consomem-se depois de assadas em brasa suave ou depois de fritas num pouco de azeite e na gordura que vão largando.” (DN.pt)

Este patê é feito a vapor na MicroGourmet. Provei pela primeira vez numa demonstração Tupperware e fiquei bastante surpreendida, pois apesar de não ser apreciadora de alheira, gostei bastante da combinação da alheira com a maçã. Esta dá um toque mais suave e menos enjoativo à alheira. A vantagem de ser feito a vapor é que grande parte da gordura cai para a água.

O outono já se sente, as noites estão mais frias. Esta é uma excelente sugestão para uma entrada, porque se serve ainda quente.

Ingredientes:

1 Alheira

2 Maçãs Golden

Preparação:

Colocar 400 ml de água na base da MicroGourmet. Retirar o fio e o metal que prende a alheira e fazer um golpe com a ponta de uma faca em todo o comprimento da alheira para que a pele se solte mais facilmente. Descascar as maçãs e partir em fatias muito finas. Colocar a alheira no crivo grande da MicroGourmet e cobrir com a maçã. Colocar a tampa e levar ao microondas durante 12 minutos. Deixar repousar 5 minutos e só depois retirar do microondas. Puxar a pele da alheira (como se fez aquele corte inicialmente, basta puxar, que a pele sai toda sem qualquer esforço) e mexer até obter uma pasta. Servir quente com tostas.

 

 

4 comentários a “Patê de Alheira com Maçã

  1. Bom dia

    A semana passada andava à procura de uma receita de alheira, mas com um fim diferente do que a tradicional alheira no forno e encontrei o teu cantinho.

    Fiquei encantada com a sugestão e segui-a – Um verdadeiro sucesso – obrigada pela partilha

    até breve
    Paula

    • Olá Paula! É sempre com muito gosto que recebo os vossos comentários. Esta também foi uma receita que me surpreendeu bastante e surpreende sempre quem prova pela primeira vez. Continue a visitar o blog, é um prazer poder proporcionar estes pequenos prazeres a quem experimenta as receitas que vou fazendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *