Bolo de chocolate com frutos do bosque

Esta receita tem um significado especial para mim. Marca uma mudança na minha vida, e na vida deste blog. Espero que traga consigo muitas coisas boas, histórias felizes,  novos desafios, novas receitas e muita inspiração! Este bolo é o símbolo de toda esta mudança: Mudança de país, de cozinha, de batedeira, de forno, de máquina fotográfica, de ingredientes e produtos e até de influências. Foi o primeiro bolo que fiz na minha KitchenAid, um presente da Patrícia e do Rob, a quem agradeço imenso! É simplesmente espectacular e uma grande ajuda na cozinha!

Ingredientes:

200 gr de chocolate em tablete

150 gr de manteiga

8 ovos

200 gr de açúcar

200 gr de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

Uma pitada de canela em pó

Calda:

100 ml de água

100 gr de açúcar

1 pau de canela

Alguns frutos vermelhos

Recheio:

300 ml de natas

2 colheres de sopa de sumo de limão

3 colheres de sopa de açúcar

300 gr de frutos vermelhos: framboesas, mirtilos, amoras, etc.

Preparação:

Bater a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar, até obter um creme homogéneo. Juntar as gemas e bater. Adicionar o chocolate derretido e misturar bem. Bater as claras em castelo e envolver com cuidado. Por fim, envolver a farinha, a canela e o fermento, previamente peneirados. Levar ao forno cerca de 25 minutos em duas formas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha.

Preparar a calda: Colocar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume. Deixar ferver um pouco. Quando o bolo estiver cozido pincelar as duas metades para humedecer o bolo.

Preparar o recheio: Bater as natas com duas colheres de sopa de sumo de limão. Adicionar o açúcar e bater novamente.

Montagem:

Depois de humedecer o bolo com a calda, colocar uma metade do bolo num prato de servir. Barrar a parte de cima com metade das natas e colocar metade dos frutos. Cobrir com a outra metade do bolo, barrar a parte de cima com as natas e colocar os restantes frutos por cima.

2 comentários a “Bolo de chocolate com frutos do bosque

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *