1º Aniversário!

Bolo de chocolate e caféEste é o 1º aniversário do blog! Há um ano atrás não imaginava o sucesso que iria ter, apenas quis fazer um blog para as minhas amigas mais próximas, e mantê-lo também como uma espécie de caderno de receitas. É muito gratificante o feedback que as pessoas me vão dando, isso faz com que continue a criar e a procurar mais receitas deliciosas e a investir cada vez mais neste mundo da culinária. O melhor de tudo isto é o prazer que sinto quando cozinho para outras pessoas. Adoro cozinhar para os outros! Gosto de ter os amigos sentados à mesa, conversar, rir, e deliciá-los com as minhas receitas!

Para comemorar esta data escolhi um bolo que costumo fazer com alguma frequência mas que não é uma receita minha, é do blog Baunilha e Caramelo.

Ingredientes:

3 colheres de sopa de manteiga

200 gr de de açúcar

2 ovos

70 gr de chocolate para culinária

2 colheres de sopa de açúcar baunilhado

1 colher de sopa de café solúvel 150 ml de água quente

100 ml de Baileys

1 pitada de sal

1 colher de chá de fermento

220 gr de farinha

Para a cobertura:

200 ml de natas

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de chocolate em pó

1 colher de chá de café em pó

2 colheres de sopa de açúcar

100 gr de chocolate para culinária

 

Preparação:

Pré aquecer o forno a 190º. Untar com manteiga uma forma redonda. Num recipiente juntar o chocolate em pó e o café, adicionar a água quente e mexer até dissolver. Adicionar o Baileys e o sal, Deixar arrefecer completamente. Partir o chocolate em pedacinhos e derreter em banho maria ou no microondas. Deixar arrefecer.

Bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos, batendo entre cada adição. Adicionar o chcolate derretido e o açúcar baunilhado, badater bem. Com a batedeira na velocidade lenta, juntar metade da mistura de café à massa do bolo. Posteriormente adicionar metade da farinha com o fermento, previamente peneirados. Misturar bem. Finalmente adicionar a restante mistura de café e a restante farinha. Bater até obter uma mistura homogénea. Deitar a massa na forma e levar ao forno até estar cozido ( teste do palito).

Para a cobertura basta junatr todos os ingredientes num tachinho e levar a lume brando até obter um creme bom para cobrir o bolo. Decorar com raspas de chocolate branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *