Muffins de Maçã e Chocolate

Esta é a sugestão que vos deixo para uma tarde cinzenta e chuvosa como a de hoje. São perfeitos para acompanhar com uma chávena de café e um bom filme ou um livro. Enquanto estão no forno inundam a cozinha com um agradável aroma a canela, que nos deixa logo com outra disposição. A mistura da maçã com a canela e o  chocolate não podia ser melhor. Estes muffins são muito aromáticos, sentem-se os pedacinhos de maçã que combinam com o chocolate derretido e aquele leve toque da canela. Em minha casa há muitas árvores de fruta e nesta altura há sempre imensas maçãs. Foi por isso que procurei uma receita em que o ingrediente principal fosse a maçã. Encontrei esta receita e adaptei-a. Gostei do resultado final. Talvez publique ainda mais receitas com maçã…

Acompanhei os muffins com um café que me traz boas recordações da infância, o “café da cafeteira”, como se chama lá em casa. É feito com mistura de café e cevada. Gosto do cheiro que se espalha pela cozinha, é reconfortante nestes dias cinzentos.

Ingredientes:

1 Ovo

1+ 1/2 Chávena de chá de farinha

¼ Chávena de açúcar mascavado

¼ Chávena de óleo

1/3 Chávena de leite

½ Colher de chá de sal

1 Colher de chá de fermento

1 Colher de café de canela

2 Maçãs golden

Raspa de laranja

13 Pedaços de chocolate

Pepitas de chocolate

 

Preparação:

Numa tigela juntar todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal, fermento e canela). Fazer uma cova no centro e juntar o ovo, a raspa de laranja, o leite e o óleo. Mexer bem. Descascar as maçãs e triturar grosseiramente, até obter pedaços pequenos, mas que não se desfaçam por completo, utilizei o Super Chef da Tupperware – um utensílio que já não dispenso na minha cozinha, porque é muito rápido e eficaz a picar! Incorporar as maçãs na massa e mexer. Deitar a massa nas forminhas de papel até metade, colocar um quadrado de chocolate em cada uma e encher com o resto da massa. Por cima colocar as pepitas de chocolate e polvilhar com canela. Levar ao forno durante 25 minutos.

 

3 comentários a “Muffins de Maçã e Chocolate

    • Da próxima vez que for a tua casa levo umas coisas fófinhas 🙂 Ou faço aí com a minhas amigas Matilde e a Ana Teresa, que são umas boas ajudantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *