Pudim francês

Este pudim é uma das receitas que me acompanha desde a infância. A receita é da minha mãe. Os pudins dela são maravilhosos. Desde pequena que a vejo fazer, e é sempre ela que os faz. São tão bons que até para casamentos ela fazia. Esta é daquelas receitas que gostaria de guardar comigo, como se guardasse um pedacinho da minha mãe, porque quando penso em pudins é dela que me lembro. Por isso o mérito desta delícia é todo dela, eu apenas partilho a receita.

O pudim é um doce conventual e por isso caracteriza-se por ser composto por uma grande quantidade de açúcar e gemas de ovos. Tem uma textura muito macia e suave. É delicioso…

Ingredientes:

2 ovos inteiros

10 gemas

400 gr de açúcar

1 colher de sobremesa de Maizena

1 cálice de vinho do porto

Raspa de 1 limão

400 ml de leite

230 gr de açúcar para o caramelo

Preparação:

Numa tigela misturar os ovos, as gemas e o açúcar. Dissolver a Maizena no vinho do porto e adicionar às gemas. Juntar a raspa de limão. Adicionar o leite e mexer. Reservar.

Num tacho levar ao lume as 230 gr de açúcar. Quando começar a derreter deve mexer com uma colher de pau até ficar completamente liquido e com consitência de caramelo. Verter para uma forma de pudim e deixar arrefecer. Deitar o preparado na forma, tapar e cozer, cerca de 20 minutos, numa panela de pressão com um bocadinho de água no fundo, de maneira a que a água chegue a metade da forma do pudim. Quando terminar, deixar arrefecer e levar ao frigorífico, dentro da forma, de um dia para o outro. Desenformar um pouco antes de servir.

2 comentários a “Pudim francês

  1. O doce que eu mais amo de doce, INFELIZMENTE, ahahahahahah, é pudim! Aiiii por que isso tem que ser tão delicioso e ao mesmo tempo engorda?! Eu queria ter umas amebas para eu comer feito doida e nunca engordar.

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *