Bolo de iogurte com chocolate granulado

Este é um bolo simples. Ideal para acompanhar um chá, um lanche, ou um pequeno almoço. Há quem lhe chame bolo formigueiro ou bolo das formigas, pelo aspecto que o chocolate granulado dá à massa. O chocolate derrete-se e deixa pequenos pontinhos na massa do bolo que parecem formigas. É um bolo ligeiramente húmido, não muito doce, e o contraste do chocolate com o iogurte é agradável.

Ingredientes:

250 gr de farinha

200 gr de açúcar

50 gr de chocolate granulado

4 ovos

1,5 dl de óleo

1 iogurte natural

1 colher de chá de fermento em pó

Cobertura:

50 gr de chocolate branco

3 colheres de sopa de leite

chocolate granulado para polvilhar

Preparação:

Untar uma forma de bolo inglês com óleo e polvilhar com farinha. Reservar.

Separar as gemas das claras. Juntar as gemas com o açúcar e bater. Adicionar o óleo e o iogurte. Mexer. Juntar a farinha e o fermento, continuar a mexer. Bater as claras em castelo. Envolver o chocolate granulado nas claras suavemente. Misturar no preparado anterior, com cuidado.  Deitar na forma de bolo inglês e levar ao forno a 180º  cerca de 20 minutos. Verificar a cozedura com um palito, se necessário. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Para a cobertura, derreter o chocolate com o leite, mexendo sempre, ou utilizar o microondas. Verter sobre o bolo ainda quente, para que possa escorrer pelos lados. Quando estiver frio polvilhar com o chocolate granulado. A cobertura não é um elemento essencial. Poderá ser omitida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *