Bolo de Massa Folhada

Os últimos dias têm sido esgotantes para mim. Foi difícil dedicar algum tempo ao blog. Mas valeu a pena esperar por esta receita, porque foi uma experiência verdadeiramente deliciosa. Teve um significado especial porque foi o bolo de aniversário de uma das minhas melhores amigas, a Cláudia. Quando me pediu para fazer, depositou em mim a confiança para escolher o bolo, o que tornou a minha responsabilidade ainda maior. Procurei várias receitas e não encontrei nenhuma que me agradasse, porque esta amiga merecia um bolo delicioso, um bolo que estivesse à sua altura. Simples, bonito e muito doce! Corri um risco porque nunca tinha experimentado este bolo e não tinha uma receita para seguir, apenas uma ideia de como era, porque alguém me disse que tinha provado um bolo assim: às camadas, com massa folhada, massa pão-de-ló e ovos moles. Aventurei-me! E funcionou, correu muito bem!

Apesar de parecer um bolo extremamente doce, não é enjoativo, muito pelo contrário. A combinação da massa folhada com o pão-de-ló é bastante agradável. Tem uma textura fofa, delicada e suave, porque o recheio não foi exagerado, foi na quantidade certa.

O feedback das pessoas que o provaram foi bastante positivo, o que me agradou a mim e à aniversariante, claro. Ela merece tudo de bom porque é uma amiga e pessoa excepcional!

Ingredientes:

2 Placas de massa folhada rectangular

4 ovos inteiros

17 gemas

250 gr de açúcar

60 gr de farinha

250 gr. de ovos  moles

Chantilly q.b.

Açúcar em pó q.b.

Preparação:

Começar por aquecer o forno a 180º C. Estender a massa folhada num tabuleiro grande, picar com um garfo e levar ao forno para folhar e até ficar dourada. Repetir a operação. Reservar.

Forrar um tabuleiro rectangular com papel vegetal e untar com manteiga. Bater os ovos e as gemas juntamente com o açúcar durante 20 minutos. Adicionar a farinha e envolver suavemente.  Deitar metade do preparado no tabuleiro e levar ao forno até estar cozido- teste do palito. Repetir a operação.

Montagem:

Colocar na base uma placa de massa folhada. Barrar com ovos moles e cobrir com um pouc de chantilly. Colocar por cima uma camada de bolo. Barrar com ovos moles e cobrir com chantilly. Colocar a segunda placa de massa folhada. Barrar com ovos moles, cobrir com chantilly. Colocar a segunda camada de bolo. Com a ajuda de uma faca de serra aparar o bolo com muito cuidado para a massa folhada não deslizar. Reservar as sobras da massa folhada. Cobrir tudo com chantilly- utilizei a Bola decoradora da Tupperware. Partir grosseiramente a massa folhada que sobrou, colocar por  cima do bolo e polvilhar com açúcar em pó. Decorar a gosto. Levar ao frigorífico para se servir fresco.

9 pensamentos em “Bolo de Massa Folhada

  1. Olá :)

    Eu fui uma das felizes comtempladas a provar esta delícia ;)
    Como já to disse pessoalmente, o bolo ficou lindo e delicioso! Costuma-se dizer que quem não arrisca não petisca e tu arriscaste na receita e o sucesso esteve do teu lado… o que só pode querer dizer que esse dom que tens para a culinária e, particularmente, para a pastelaria não pode nem deve ser desperdiçado e, diga-se já de passagem, que o não é, porque nós, os teus apreciadores de sempre, nunca desperdiçamos uma boa mostra grastronómica :)
    Continua amiga e conta com o nosso apoio!bjinhos :)

    • Obrigada Catarina! É sempre reconfortante receber este feedback. Fiquei muito feliz com o resultado. Quem sabe se um dia o atelier não se concretiza… até lá espero muitas encomendas :)

  2. Fantástico;

    As “vitimas” deste bolo querem mais. Parece que vais ter uma encomenda do bolo para Fevereiro!
    Dedica-te a isto que vais longe! Vai pensando na ideia que te deram!!!

  3. Se bom é o aspecto, melhor ainda é o sabor!!! Eu também fui uma das contempladas a provar este bolo! Muitos parabéns Daniela! Vou estando com atenção às tuas receitas :) Beijo e boa sorte para o teu site

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>