Quadrados de ananás e coco

Este bolo tem uma textura muito fofa e húmida, é leve, fresco, é sobretudo muito saboroso. A mistura do ananás com o coco funciona bem, torna-o um bolo muito aromático. É uma boa sugestão para um lanche, acompanhado de uma chávena de chá ou café, e uma boa companhia!

Ingredientes:

8 ovos

1 + ½ chávena de açúcar

2 chávenas de farinha

100 gr de manteiga

100 gr de coco ralado

1 colher de chá de fermento em pó

6 rodelas de ananás

½ chávena da calda do ananás

4 colheres de sopa de Malibu

Calda do ananás para pincelar

Para a cobertura:

5 colheres de sopa de queijo creme

5 colheres de sopa de natas

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de açúcar baunilhado

Fisális para decorar

 

Preparação:

Bater a manteiga (deve estar à temperatura ambiente) com o açúcar até obter um creme homogéneo. Adicionar as gemas e bater. Triturar as rodelas de ananás num liquidificador juntamente com ½ chávena de calda e o Malibu, e envolver no preparado anterior. Juntar a farinha, o fermento e o coco. Misturar bem. Por fim, envolver as claras em castelo. Verter para um tabuleiro rectangular, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Levar ao forno a 180º cerca de 30 minutos. Depois de o retirar do forno, picar com um palito e pincelar com calda de ananás. Para a cobertura: Juntar todos os ingredientes e bater até obter uma boa consistência.

Mousse de chocolate com café

Quando fiz a lista de doces que queria publicar no blog para o natal pensei na tradicional mousse de chocolate. Porém, há uns dias atrás, ao ver no programa Ingrediente Secreto esta magnífica mousse de chocolate com café, não resisti em experimentar. O resultado foi tão bom que não poderia deixar de a sugerir para este natal.

É uma sobremesa para gulosos, para amantes de chocolate e para amantes de café. A combinação destes dois ingredientes é simplesmente perfeita! Sou suspeita porque gosto imenso de café e gosto de o utilizar na culinária, gosto do contraste do amargo com o doce, mas creio que qualquer pessoa apreciadora de mousse de chocolate não vai ficar indiferente!

É a melhor mousse de chocolate que alguma vez fiz. Experimentem e deixem-se surpreender!

Ingredientes:

150 gr de chocolate negro em tablete

50 gr de manteiga

5 ovos

5 colheres de sopa de açúcar

1 café expresso

Pedaços de chocolate com arroz tufado

Preparação:

Derreter o chocolate com a manteiga em banho- maria.  Numa taça misturar as gemas com 3 colheres de sopa de açúcar. Adicionar o café expresso, já  arrefecido. Mexer. Juntar o chocolate derretido e envolver muito bem. Por fim, bater as claras em castelo com  2 colheres de sopa de açúcar (eu usei o Speedy Chef da Tupperware, é muito mais prático, eficiente e ecológico). Incorporar na mousse. Picar alguns pedaços de chocolate com arroz tufado, colocar uma parte no fundo de uma taça, cobrir com a mousse e colocar o restante por cima.

Mousse de ananás

Os dias quentes pedem sobremesas frescas. Ora, aqui está uma boa escolha para finalizar uma refeição. Esta mousse é uma sobremesa fresca, leve e muito saborosa. Provei-a pela primeira vez em casa de uma amiga, num jantar de amigas, há umas semanas atrás. Gostei tanto que decidi experimentar e partilhar aqui a receita. Foi também um pretexto para adaptar a receita de forma a poder utilizar o meu Speedy Chef  da Tupperware. Sou demonstradora tupperware e gosto bastante dos produtos, são práticos, funcionais e super eficientes. Por isso vão ver aqui muitas receitas confeccionadas com tupperware.

Receita adaptada do site Sabor Intenso.

Speedy Chef

Ingredientes:

5 ovos (claras e gemas separadas)

1 lata de leite condensado

1 lata de ananás

1 pacote de gelatina de ananás  (para ½ litro)

Preparação:

Partir o ananás em pedaços e reservar. Num tacho aquecer a calda do ananás e dissolver a gelatina. Deixar arrefecer. Misturar muito bem as gemas com o leite condensado – usei o Speedy Chef da Tupperware). Adicionar então a gelatina e mexer. Bater as claras em castelo (usei novamente o Speedy Chef porque é mais rápido que uma batedeira eléctrica!). Envolver as claras com cuidado no preparado anterior. Repartir o ananás por várias tacinhas e cobrir com a mousse. Levar ao frigorífico e servir bem fresco.