Gelado crocante de nougat

De regresso ao meu blog! Há quase dois meses que não publico uma receita. Não significa que esteja zangada com a culinária, esta ausência deve-se a mudanças na minha vida. A culinária esteve sempre presente.

Decidi voltar hoje para dedicar esta receita às minhas amigas Catarina, Cláudia, Patrícia e Vânia. Hoje foi o primeiro jantar de verão em que não estive presente, em que não cozinhámos juntas, não fomos às compras, não fizemos uma lista com sugestões de menus… Se hoje estivesse aí, amigas, esta seria a sobremesa para vos deliciar! Deixo a receita para que experimentem no próximo- não deixem de cozinhar, porque é tão divertido!

Este gelado é simplesmente delicioso. Provei em casa da Mónica e trouxe logo a receita para experimentar e publicar no blog. É facil de preparar e não necessita de uma máquina de fazer gelados. É uma verdadeira tentação! Aventurem-se…

Ingredientes:

1 carteira de gelatina em pó sem sabor

½ chávena de chá de leite

2 chávenas de chá de gelado de natas

1 lata de leite condensado

1 pacote de natas

1 chávena de chá de nougat triturado

Topping de caramelo e nougat para decorar

Preparação:

Numa panela polvilhar a gelatina sobre o leite e deixar hidratar cerca de 5 minutos. Levar a lume brando para dissolver, sem deixar ferver. No liquidificador bater o gelado de nata, o leite, o leite condensado e as natas até homogeneizar. Adicionar o nougat triturado e misturar com uma colher. Colocar numa forma de buraco e levar ao congelador por 2 horas ou até firmar. Desenformar e cobrir com o topping de caramelo. Decorar com bocados de nougat.

Tarte gelada de chocolate

Uma sugestão para os dias quentes. É refrescante, macia e muito docinha! Estava aqui numa lista de receitas para fazer, retirei-a de uma revista já velhinha, mas onde encontro sempre uma receita boa para fazer.

Ingredientes:

Base:

200 gr de bolachas de chocolate

80 gr de manteiga derretida.

Recheio:

1 lata de leite condensado

80 gr de chocolate

40 gr de cacau

400 ml de natas

2 colheres de sopa de açúcar

50 ml de leite

5 folhas de gelatina

Preparação:

Para fazer a base, triturar as bolachas e misturar bem com a manteiga derretida. Forrar uma tarteira (usei uma de silicone), pressionar bem e levar ao frio.

Para o recheio, misturar o leite condensado com o chocolate e o cacau. Bater as natas, juntar o açúcar e reservar. Demolhar as folhas de gelatina em água fria cerca de 5 minutos ( se o ambiente na cozinha estiver quente, não necessita de tanto tempo). Escorrer e levar ao lume com o leite, mexendo até derreter. Envolver no preparado de leite condensado. Juntar também as natas. Misturar tudo com uma vara de arames. Verter para a tarteira e levar ao congelador até servir.

Decorar com chocolate em pó.