Bolo pudim

Esta é a combinação perfeita para aqueles que gostam de bolo de chocolate e pudim. As duas texturas e os sabores diferentes combinam bem entre si. É um bolo húmido, fresco, cremoso.  Além disso, é muito fácil e rápido de preparar. Eu também gosto desta parte. Quem o prova tem dito que é delicioso. Eu confirmo. É mesmo delícioso!

Ingredientes:

Bolo:

1 chávena de açúcar

1 + ½ chávena de farinha

½ chávena de leite

½ chávena de chocolate em pó

150 gr de manteiga derretida

1 colher de chá de fermento em pó

3 ovos

Pudim:

1 lata de leite condensado

2 latas de leite

4 ovos

Caramelo líquido q.b.

Preparação:

Bater todos os ingredientes do pudim. Reservar. À parte, bater todos os ingredientes do bolo. Untar uma forma redonda  com caramelo líquido. Colocar o preparado de pudim, e por cima verter a massa do bolo ( durante a cozedura separam-se um do outro). Levar ao forno cerca de 45 minutos em banho-maria, a 180º.  Desenformar ainda morno. Deixar arrefecer por completo e levar ao frigorífico.

Tarte gelada de chocolate

Uma sugestão para os dias quentes. É refrescante, macia e muito docinha! Estava aqui numa lista de receitas para fazer, retirei-a de uma revista já velhinha, mas onde encontro sempre uma receita boa para fazer.

Ingredientes:

Base:

200 gr de bolachas de chocolate

80 gr de manteiga derretida.

Recheio:

1 lata de leite condensado

80 gr de chocolate

40 gr de cacau

400 ml de natas

2 colheres de sopa de açúcar

50 ml de leite

5 folhas de gelatina

Preparação:

Para fazer a base, triturar as bolachas e misturar bem com a manteiga derretida. Forrar uma tarteira (usei uma de silicone), pressionar bem e levar ao frio.

Para o recheio, misturar o leite condensado com o chocolate e o cacau. Bater as natas, juntar o açúcar e reservar. Demolhar as folhas de gelatina em água fria cerca de 5 minutos ( se o ambiente na cozinha estiver quente, não necessita de tanto tempo). Escorrer e levar ao lume com o leite, mexendo até derreter. Envolver no preparado de leite condensado. Juntar também as natas. Misturar tudo com uma vara de arames. Verter para a tarteira e levar ao congelador até servir.

Decorar com chocolate em pó.

Bolo de coco

Este é um bolo muito docinho, daqueles que nos adoça bem a alma. É fresco e fofo, é bom para os dias quentes e,  sobretudo, para aqueles dias em que se sente falta de açúcar! A receita foi a minha amiga Mónica que me enviou num daqueles extensos documentos com receitas que cuidadosamente prepara e carinhosamente me envia. Saudades desses tempos! Já tinha provado este bolo em casa dela no verão passado e nunca o tinha experimentado. Chegou o dia, finalmente. É a minha homenagem a todas as mães, em especial à minha, e à Mónica, que me deu a receita e que é uma mãe e mulher extraordinária!

Feliz dia da mãe!

Ingredientes:

4 ovos

200 gr de açúcar

300 gr de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó

250 ml de leite quente

Calda:

1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite

200 ml de leite de coco

Decoração:

coco ralado

Preparação:

Este bolo tem um modo de preparação curioso, parece que começamos pelo fim. Mas é mesmo assim a receita, e funciona, não pensem que me enganei!

Bater as claras em castelo. Juntar as gemas uma a uma, mexendo entre as adições. Juntar o açúcar. Bater até formar bolhas. Adicionar a farinha e o fermento intercalando com o leite. Misturar tudo muito bem. Colocar num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Levar ao forno cerca de 40 minutos a 180º.

Retirar o bolo do forno e ainda morno desenformar. Partir em quadrados, colocar numa travessa ou num prato com fundo para poder verter a calda à vontade. Para a calda, misturar todos os ingredientes num copo ou num jarro e verter sobre os quadrados de forma a ensopar o bolo. Polvilhar cada quadrado com coco ralado e levar ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro, para absorver bem a calda e servir fresquinho.