Gorros de Pai Natal

Estas miniaturas de chocolate são uma sugestão engraçada para a noite de natal. São pequenas, natalícias, têm fruta, que é importante, e o contraste do bolo com o morango é simplesmente delicioso. Fácil de preparar e se já tiver um bolo feito,  como foi o meu caso, ainda mais rápido é. O bolo que utilizei foi uma sobra de massa de cupcakes, pois uma receita não dava o número de cupcakes que eu queria então tive de fazer duas vezes. Mas como vi que iria ser demais, em vez de continuar a colocar a massa nas forminhas de papel, coloquei numa forma de bolo. Desta forma aproveitei a massa e o chantilly, que também sobrou. Foi a receita ideal para fazer aproveitamentos!

Cada vez mais sou fã de miniaturas, desde que não dê muito trabalho. O facto de ser uma sobremesa que é pequenina torna tudo mais fácil. Não é necessário andar a cortar fatias (eu sou um desastre a cortar bolos!) não se corre tanto o risco do desperdício, por vezes ficam fatias a meio, por exemplo. E numa festa como o natal, em que deve haver moderação, acho que o ideal é ter várias coisas diferentes e em tamanho miniatura, e ter sempre pratos com fruta, para equilibrar. Além disso conseguirá fazer uma mesa cheia, variada e muito elegante.

 Ingredientes:

Bolo de chocolate

Morangos

Chantilly

Preparação:

Com a ajuda de um aro cortar pequenos círculos de bolo. Colocar o chantilly num saco de pasteleiro com bico liso. Preencher o topo dos círculos de chocolate com o chantilly. Cortar a base dos morangos e  colocar no centro de cada pedacinho de bolo. Decorar com uma bolinha de chantilly no topo de cada morango.

O que é doce nunca amargou!

Doce de morango

Ingredientes:

1 Kg de morangos

650 gr de açúcar

Sumo de ½ limão

Preparação:

Lavar e cortar os morangos em pedaços pequenos. Colocar num tacho, deitar por cima o açúcar e o sumo de limão. Levar ao lume e deixar ferver durante 30 minutos, mexendo várias vezes. Reduzir a puré com a varinha mágica, ou deixar com pedaços. Retirar a espuma. Colocar o doce ainda quente em frascos esterilizados e virá-los com a tampa para baixo para criar um vácuo natural. Vai permitir uma melhor e maior conservação.

Notas:

Esta é uma sugestão para aproveitar fruta madura que se tem em abundância. Também é uma forma de reutilizar frascos. Gosto de todo o processo, desde fazer o doce, à decoração dos frascos. São sempre um óptimo presente para oferecer a amigos e familiares. E sabe bem tê-los em casa, sobretudo porque foram feitos por nós e sabemos o que comemos.

Para reutilizar frascos: Lavar muito bem os frascos e as tampas. Retirar os rótulos. Mergulhar durante algum tempo em água a ferver. Deixar secar naturalmente, sem utilizar um pano para secar. Colocar o doce ainda quente. Fechar bem, virar os frascos com a tampa para baixo, de um dia para o outro.  Depois é só decorar, usar restos de tecidos, ou papeis, fazer etiquetas, etc.

Bolo de iogurte com morangos e aveia

Esta receita é uma adaptação de um bolo que vi no blog Baunilha e Caramelo, um dos meus blogs preferidos. A receita original leva amêndoa moída, mas eu decidi  trocar pela aveia. É um bolo muito fácil de fazer e muito saboroso. Os amantes de morangos não podem deixar de experimentar. O chocolate branco da cobertura não é um elemento essencial, sem ele o bolo sabe apenas a morango! Saboreia-se melhor o bolo porque o chocolate é muito doce. Mas se for um bolo para gulosos é a combinação perfeita.

Ingredientes:

3 ovos

100 gr de açúcar branco

60 gr de açúcar amarelo

1 + ½ iogurte grego de morango

100 gr de farinha

70 gr de aveia

2 colheres de chá de fermento

100 ml de óleo

100 gr de morangos

Decoração:

Chocolate branco

Morangos q.b.

Preparação:

Pré aquecer o forno a 180º. Forrar uma forma redonda com papel vegetal, untado com manteiga. Bater os ovos, o iogurte, os açúcares e o óleo até obter uma mistura homogénea. Juntar a farinha, a aveia e o fermento. Bater bem. Picar grosseiramente os morangos, sem os desfazer e envolver na massa. Levar ao forno cerca de 25 minutos. Deixar arrefecer um pouco e desenformar. Para a decoração derreti chocolate branco e cobri o bolo, mas poderá  polvilhar com açúcar em pó, ou decorar com chantilly e morangos. Quanto mais simples, melhor.