Quiche Havaiana

A quiche fica bem em qualquer ocasião. É, de longe, a receita que mais me pedem para fazer. É ideal para festas, piqueniques, refeições aligeiradas, lanches ajantarados, para entradas, para um almoço ou jantar. É boa no inverno ao sair do forno, quentinha, e no verão se fresquinha, ou à temperatura ambiente.  Há imensas receitas, de queijo e fiambre, de legumes, de carne, de atum, de camarão… Enfim, basta ter imaginação. É um bom prato para aproveitar comida,como frango por exemplo, ou legumes,como espinafres, cenoura, brócolos, etc. É uma forma de economia doméstica. Normalmente todos gostam. E é um salgado que fica sempre bem em qualquer mesa.

 

Ingredientes:

1 base de massa folhada

4 ovos

1 pacote de natas

Sal, pimenta e orégãos q.b.

150 gr de fiambre cortado em cubos

2 rodelas de ananás

100 gr  de cogumelos laminados

100 gr de queijo ralado

Preparação:

Colocar a base de massa folhada numa tarteira forrada com papel vegetal (usar o papel que envolve a massa folhada). Picar a massa com um garfo. Cobrir com os cubinhos de fiambre, o ananás e os cogumelos, sendo que estes dois últimos ingredientes devem ser previamente bem escorridos ( convém deixá-los algum tempo num prato sobre papel absorvente). Reservar.

Numa tigela juntar os ovos, as natas, uma pitada de sal e pimenta e orégãos a gosto. Bater muito bem. Verter para a tarteira deforma uniforme. Polvilhar com queijo ralado ( eu uso sempre  mozzarella), uma pitada de orégãos e levar ao forno cerca de 25 minutos ou até ficar dourada.

Bola de carne

Há muito tempo que não publicava uma receita salgada. Penso que valeu a espera. Esta deliciosa bola de carne foi uma receita que me foi dada por uma amiga na tupperware. Estava na minha lista de receitas para experimentar há muito, mas  fui adiando. Mas esta semana lá resolvi fazer. Posso dizer que não há coisa mais fácil de preparar. E é muito boa! O facto de a massa não ter de levedar ajuda muito, torna o processo de prepararção muito mais rápido e prático. No fundo, é juntar tudo e levar ao forno! Querem receita mais rápida?

É uma boa sugestão para um piquenique, um lanche ajantarado, para levar a uma festa ao ar livre. Em vez de fazer  numa forma redonda pode optar por fazer em forminhas de muffins, ficam muito bonitos! Para quem aprecia uma cozinha descomplicada, para quem não tem muito jeito para a cozinha, porque esta é uma receita ao alcance de qualquer pessoa, e tem sucesso garantido!

Ingredientes:

1 chávena de chá de ovos

1 chávena de chá de leite

1 chávena de chá de óleo

3 chávenas de chá de farinha

2 colheres de chá de fermento em pó

100 gr de fiambre

100 gr de presunto

100 gr de bacon

50 gr de chouriço de carne

 

Preparação:

Numa tigela misturar bem todos os ingredientes da massa (os ovos, o leite, o óleo, a farinha e o fermento).  Reservar. Partir em pedacinhos as carnes e envolver na massa uniformemente. Colocar numa forma redonda de silicone (eu usei a forma Princesa da tupperware ). Pincelar com gema de ovo e lavar ao forno a 180º cerca de 30 minutos.