Mini tarteletes de nutella

“Dezembro é um mês doce, logo, a primeira receita só podia ter chocolate!” Há um ano atrás comecei a publicar as receitas de Natal assim! E para não fugir muito, este ano começo as sugestões de natal também de uma forma gulosa, com chocolate!  Vi esta ideia num episódio da Laura Vitale e achei que era uma sugestão interessante para o natal. Várias vantagens: é uma sobremesa que leva chocolate e avelã, é bonita, simples, deliciosa, e muito importante… é ultra rápida! Em pouco tempo se prepara e coloca na mesa, o que em dias como o natal é de louvar porque há muito trabalho na cozinha! Além disso, é diferente, e muito elegante. Faz as delícias dos mais pequenos, não fosse o recheio mais cobiçado e adorado pelas crianças (Nutella), como delicia os mais velhos e gulosos. A textura crocante das forminhas de massa filo combina na perfeição com a nutella, e a avelã no topo é ouro sobre azul! É bem melhor que um Ferrero Rocher! Para o caso de não encontrarem as forminhas de massa filo já prontas a usar, podem sempre fazer comprando a massa filo. Dá um pouco mais de trabalho, mas a recompensa vale a pena!

Ingredientes:

15 forminhas de massa filo -ou o número que pretender fazer ( comprei já feitas, prontas a usar)

Nutella q.b.

15 avelãs

Açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Preparação:

Com a ajuda de um saco de pasteleiro, ou qualquer coisa improvisada para o mesmo efeito, preencher as forminhas de massa filo. Estas forminhas são mesmo umas miniaturas, por isso cada uma leva cerca de uma colher de chá de nutella. O facto de usar o saco de pasteleiro ou uma seringa de culinária facilita o trabalho porque não suja nada, o que pode acontecer usar apenas uma colher e além disso é muito mais rápido. Colocar uma avelã em cada tartelete. Polvilhar com açúcar em pó, se assim o entender.

Façam deste natal um natal bem docinho!

Bolo de chocolate e avelã

Há dias em que sentimos que nada nos preenche, somos tomados de assalto por  variações de humor repentinas, instala-se em nós uma vontade de fazer nada. Sente-se vazio. Há dias assim, é verdade, mas é preciso combatê-los. Mudar de atitude! Nada melhor que experimentar um bolo destes para animar! O chocolate tem destas coisas…

Encontrei esta receita no blog A Cozinha Coletiva  numa das pesquisas. A forma como o autor o comenta diz tudo:  “Pecado mortal, ele cura TPM, briga de namorados e inferno astral. Vai ser difícil apreciar com moderação!” De facto, é um bolo delicioso! A cobinação do chocolate com as avelãs é perfeita.

Ingredientes:

200 gr de chocolate negro

150 gr de manteiga

35 gr de cacau em pó

100 ml  de água quente

150 gr de açúcar

100 gr de açúcar mascavado

150 gr de farinha de avelã

4 gemas

4 claras

Preparação:

Untar uma forma redonda com manteiga e forar com papel vegetal, que também deve ser untado. Pré-aquecer o forno a 180º.

Derreter o chocolate com a manteiga. Reservar. Numa tigela misturar bem o cacau e a água quente. Incorporar a mistura do chocolate com a manteiga, os açúcares, as avelãs trituradas (farinha de avelã) e as gemas. Misturar bem. Envolver suavemente as claras batidas em castelo. Verter na forma e levar ao forno cerca de 45 minutos, de preferência fazer o teste do palito: estará pronto quando o palito sair com algumas migalhas. Retirar do forno. Deixar arrefecer 15 minutos e desenformar.