Tarte de coco

Uma receita simples, fácil e muito agradável. Provei esta tarte numa reunião tupperware e fiquei logo fã. Andava aqui no meu caderno de receitas meio esquecida, mas vim procurar por ela. Faz-me lembrar bons tempos. Ontem o blog esteve com problemas e ficou inacessível, mas o meu “informático” preferido conseguiu resolver a questão esta tarde. Que susto… este blog não é apenas um “caderno de receitas” é algo em que trabalho a sério e com muito gosto, é uma terapia nos dias mais cinzentos, e mais que isso, é a junção de duas paixões, a culinária e a fotografia! É também um espaço onde gosto de escrever, de vez em quando, descrevo paisagens ou memórias que associo à culinária, aos sabores, faço dele um caderno diário onde escrevo notas pessoais, estados de espírito. É parte de mim. Se isto não tivesse conserto, morreria um pedacinho de mim certamente. Podia sempre começar de novo, as mudanças por vezes são boas na nossa vida, mas iria dar imenso trabalho recuperar todas as receitas que já publiquei. Quando o wilson me disse que o blog já tinha voltado estava tão nervosa que chorei de felicidade. E alívio!

Agora já ando a preparar o natal! Já estou de volta dos meus livros e revistas, estou a fazer pesquisa, listas de receitas, de ingredientes, de materiais. Aproxima-se uma época especial e este ano será diferente para mim, porque pela primeira vez estou longe da minha família, dos meus amigos, dos meus queridos animais de estimação. Mas por outro lado será o meu primeiro natal nos EUA, onde vou fazer a minha primeira árvore de natal, na minha casa ( isto até parece estranho dizer, mas é tudo pela primeira vez e é especial). É claro que por isso mesmo, também vou polvilhar esta época com as novas influências e sabores! Fiquem atentos…

Ingredientes:

1 base de massa folhada

1 chávena de chá de água

1 chávena de chá de açúcar

2 ovos

200 gr de coco ralado

Preparação:

Num tacho levar a água ao lume com o açúcar  até dissolver. Adiconar o coco à calda e envolver. Juntar os ovos previamente batidos. Colocar a massa folhada numa forma de silicone, eu usei a Forma Princesa da Tupperware, verter o preparado anterior e levar ao forno cerca de 30 minutos a 180º.

Bolo de coco

Este é um bolo muito docinho, daqueles que nos adoça bem a alma. É fresco e fofo, é bom para os dias quentes e,  sobretudo, para aqueles dias em que se sente falta de açúcar! A receita foi a minha amiga Mónica que me enviou num daqueles extensos documentos com receitas que cuidadosamente prepara e carinhosamente me envia. Saudades desses tempos! Já tinha provado este bolo em casa dela no verão passado e nunca o tinha experimentado. Chegou o dia, finalmente. É a minha homenagem a todas as mães, em especial à minha, e à Mónica, que me deu a receita e que é uma mãe e mulher extraordinária!

Feliz dia da mãe!

Ingredientes:

4 ovos

200 gr de açúcar

300 gr de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó

250 ml de leite quente

Calda:

1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite

200 ml de leite de coco

Decoração:

coco ralado

Preparação:

Este bolo tem um modo de preparação curioso, parece que começamos pelo fim. Mas é mesmo assim a receita, e funciona, não pensem que me enganei!

Bater as claras em castelo. Juntar as gemas uma a uma, mexendo entre as adições. Juntar o açúcar. Bater até formar bolhas. Adicionar a farinha e o fermento intercalando com o leite. Misturar tudo muito bem. Colocar num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Levar ao forno cerca de 40 minutos a 180º.

Retirar o bolo do forno e ainda morno desenformar. Partir em quadrados, colocar numa travessa ou num prato com fundo para poder verter a calda à vontade. Para a calda, misturar todos os ingredientes num copo ou num jarro e verter sobre os quadrados de forma a ensopar o bolo. Polvilhar cada quadrado com coco ralado e levar ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro, para absorver bem a calda e servir fresquinho.

Quadrados de ananás e coco

Este bolo tem uma textura muito fofa e húmida, é leve, fresco, é sobretudo muito saboroso. A mistura do ananás com o coco funciona bem, torna-o um bolo muito aromático. É uma boa sugestão para um lanche, acompanhado de uma chávena de chá ou café, e uma boa companhia!

Ingredientes:

8 ovos

1 + ½ chávena de açúcar

2 chávenas de farinha

100 gr de manteiga

100 gr de coco ralado

1 colher de chá de fermento em pó

6 rodelas de ananás

½ chávena da calda do ananás

4 colheres de sopa de Malibu

Calda do ananás para pincelar

Para a cobertura:

5 colheres de sopa de queijo creme

5 colheres de sopa de natas

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de açúcar baunilhado

Fisális para decorar

 

Preparação:

Bater a manteiga (deve estar à temperatura ambiente) com o açúcar até obter um creme homogéneo. Adicionar as gemas e bater. Triturar as rodelas de ananás num liquidificador juntamente com ½ chávena de calda e o Malibu, e envolver no preparado anterior. Juntar a farinha, o fermento e o coco. Misturar bem. Por fim, envolver as claras em castelo. Verter para um tabuleiro rectangular, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Levar ao forno a 180º cerca de 30 minutos. Depois de o retirar do forno, picar com um palito e pincelar com calda de ananás. Para a cobertura: Juntar todos os ingredientes e bater até obter uma boa consistência.