Muffins de claras com pepitas de chocolate

Se não sabe o que fazer a claras que sobraram de uma receita, esta é uma boa solução. É uma receita muito simples, e com ela pode fazer diferentes coisas. Pode fazer muffins, bolos, com ou sem pepitas de chocolate. É muito versátil. Eu fiz uns muffins para experimentar umas forminhas de silicone que a minha amiga Cláudia me ofereceu no natal e ainda fiz um bolo numa forma de bolo inglês, este sem pepitas de chocolate.

Ingredientes:

14 claras

200 gr de açúcar

150 gr de farinha

Sumo de ½ limão (ou ½ laranja)

Pepitas de chocolate q.b.

Preparação:

Bater as claras em castelo bem firme, juntando o açúcar  gradualmente, até obter um merengue firme e brilhante. Juntar o sumo de limão, ou laranja, e a farinha peneirada. Envolver as pepitas de chocolate. Verter em formas de silicone e levar ao forno, a 180º cerca de vinte minutos. Pode acompanhar com uma compota ou um coulis de frutos vermelhos, fica muito bom.

Muffins com pepitas de chocolate

O natal está próximo. Ainda lhe faltam algumas lembranças para oferecer e não tem vontade de sair para ir comprar nem sabe bem o quê? O que proponho é: faça você mesmo!  Porque não fazer uns muffins e decorá-los para ofercer em caixas personalizadas? É um presente diferente, é comestível, é muito bom, por sinal, é económico e evita sair de casa nestes dias em que quase tropeçamos uns nos outros na rua e nas lojas. Eu sou adepta de oferecer algo feito por nós mesmos. Tem outro sentido, empenhamo-nos no que estamos a fazer, dedicamo-nos e estamos a trabalhar com carinho a pensar na pessoa a quem vamos oferecer. Depois, é também uma forma de unir a família, no caso de haver crianças em casa, é um bom passatempo desarrumar a cozinha, passar uma tarde diferente, divertida, de volta dos “presentes”, cozinhar, decorar, fazer as caixas ou se já tiver, personalizá-las.

Estes muffins são também muito versáteis, além de práticos e rápidos de fazer, podem perfeitamente ser um doce numa mesa de natal, numa outra festa, num aniversário, num lanche, num piquenique, num pequeno almoço de domingo, num chá das cinco… Ficam bem em qualquer ocasião!

A receita é do blog As minhas Receitas. É uma das muitas receitas que fazem parte das minhas pesquisas com a Mónica, são “vidas” nossas… Aliás, foi ela quem experimentou primeiro. Eu rendi-me, e já fiz várias vezes. São muito fáceis de fazer, ficam fofinhos e muito saborosos. É uma receita a guardar!

Ingredientes:

300 gr de farinha

150 gr de de açúcar

2 colheres de sopa de fermento em pó

1 ovo

250 ml de leite

100 gr de manteiga

175 gr de pepitas de chocolate

Preparação:

Misturar a farinha com o fermento e o açúcar. Misturar os ingrdientes liquidos noutro recipiente (o leite, a manteiga derretida e o ovo). Juntar as duas misturas. Por fim, envolver  as pepitas de chocolate sem bater muito.

Colocar em forminhas de papel e levar ao forno, previamente aquecido a 200º  até estarem cozidos.