1º Aniversário!

Bolo de chocolate e caféEste é o 1º aniversário do blog! Há um ano atrás não imaginava o sucesso que iria ter, apenas quis fazer um blog para as minhas amigas mais próximas, e mantê-lo também como uma espécie de caderno de receitas. É muito gratificante o feedback que as pessoas me vão dando, isso faz com que continue a criar e a procurar mais receitas deliciosas e a investir cada vez mais neste mundo da culinária. O melhor de tudo isto é o prazer que sinto quando cozinho para outras pessoas. Adoro cozinhar para os outros! Gosto de ter os amigos sentados à mesa, conversar, rir, e deliciá-los com as minhas receitas!

Para comemorar esta data escolhi um bolo que costumo fazer com alguma frequência mas que não é uma receita minha, é do blog Baunilha e Caramelo.

Ingredientes:

3 colheres de sopa de manteiga

200 gr de de açúcar

2 ovos

70 gr de chocolate para culinária

2 colheres de sopa de açúcar baunilhado

1 colher de sopa de café solúvel 150 ml de água quente

100 ml de Baileys

1 pitada de sal

1 colher de chá de fermento

220 gr de farinha

Para a cobertura:

200 ml de natas

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de chocolate em pó

1 colher de chá de café em pó

2 colheres de sopa de açúcar

100 gr de chocolate para culinária

 

Preparação:

Pré aquecer o forno a 190º. Untar com manteiga uma forma redonda. Num recipiente juntar o chocolate em pó e o café, adicionar a água quente e mexer até dissolver. Adicionar o Baileys e o sal, Deixar arrefecer completamente. Partir o chocolate em pedacinhos e derreter em banho maria ou no microondas. Deixar arrefecer.

Bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos, batendo entre cada adição. Adicionar o chcolate derretido e o açúcar baunilhado, badater bem. Com a batedeira na velocidade lenta, juntar metade da mistura de café à massa do bolo. Posteriormente adicionar metade da farinha com o fermento, previamente peneirados. Misturar bem. Finalmente adicionar a restante mistura de café e a restante farinha. Bater até obter uma mistura homogénea. Deitar a massa na forma e levar ao forno até estar cozido ( teste do palito).

Para a cobertura basta junatr todos os ingredientes num tachinho e levar a lume brando até obter um creme bom para cobrir o bolo. Decorar com raspas de chocolate branco.

Bolo de bolacha

A ausência de novidades aqui no blog está relacionada com uma viagem que fiz aos Estados Unidos da América. Gostava de ter feito uma sobremesa típica enquanto lá estive, mas não tive tempo. Fiz várias coisas, mas receitas minhas, como o famoso pão-de-ló, a mousse de limão, ou o bolo de chocolate. Enfim, tive de atender a vários pedidos. Mas fica prometida uma receita americana para breve. De regresso, e a recuperar da confusão dos horários, que se na ida não teve nenhum efeito em mim, na vinda paguei pelas duas viagens, apresento-vos um bolo que me recorda a  minha infância: o bolo de bolacha. A minha mãe fazia este bolo nas festas. Eu gostava de apreciar todo o processo e ficava fascinada com o empilhar das bolachas. Há várias formas e receitas deste bolo, o tradicional é feito com manteiga, mas há variações com natas por exemplo. Pode ser que um dia traga outra receita.

Ingredientes:

300 gr de bolacha maria

200 gr de açúcar em pó

200 gr de manteiga sem sal

1 colher de sumo de limão

300 ml de café forte (sem açúcar)

1 clara de ovo

Preparação:

Bater a manteiga à temperatura ambiente (mole, mas não derretida) com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.  Juntar o sumo de limão e 4 colheres de sopa  do café e bater. À parte bater a clara em castelo e adicionar ao preparado anterior. Molhar as bolachas no café, dispor num prato de servir em camadas: primeiro bolachas (uma no centro e seis à volta desta), depois o  creme, sendo que a última camada deve ser de creme e deve cobrir o bolo todo. Polvilhar com bolacha moída e pode decorar com grãos de café.

Mousse de chocolate com café

Quando fiz a lista de doces que queria publicar no blog para o natal pensei na tradicional mousse de chocolate. Porém, há uns dias atrás, ao ver no programa Ingrediente Secreto esta magnífica mousse de chocolate com café, não resisti em experimentar. O resultado foi tão bom que não poderia deixar de a sugerir para este natal.

É uma sobremesa para gulosos, para amantes de chocolate e para amantes de café. A combinação destes dois ingredientes é simplesmente perfeita! Sou suspeita porque gosto imenso de café e gosto de o utilizar na culinária, gosto do contraste do amargo com o doce, mas creio que qualquer pessoa apreciadora de mousse de chocolate não vai ficar indiferente!

É a melhor mousse de chocolate que alguma vez fiz. Experimentem e deixem-se surpreender!

Ingredientes:

150 gr de chocolate negro em tablete

50 gr de manteiga

5 ovos

5 colheres de sopa de açúcar

1 café expresso

Pedaços de chocolate com arroz tufado

Preparação:

Derreter o chocolate com a manteiga em banho- maria.  Numa taça misturar as gemas com 3 colheres de sopa de açúcar. Adicionar o café expresso, já  arrefecido. Mexer. Juntar o chocolate derretido e envolver muito bem. Por fim, bater as claras em castelo com  2 colheres de sopa de açúcar (eu usei o Speedy Chef da Tupperware, é muito mais prático, eficiente e ecológico). Incorporar na mousse. Picar alguns pedaços de chocolate com arroz tufado, colocar uma parte no fundo de uma taça, cobrir com a mousse e colocar o restante por cima.