Queijadinhas

Doces, cremosas, macias… Não há muito mais a dizer!

Ingredientes:

2 ovos

250 gr de açúcar

100 gr de farinha

50 gr de manteiga

½ litro de leite

 

Preparação:

Numa tigela misturar os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Aos poucos juntar a farinha mexendo sempre para não encaroçar. Adicionar a manteiga derretida e envolver. Por fim juntar o leite em fio. Misturar bem. Barrar forminhas de alumínio com manteiga, colocar o preparado (encher apenas ¾ da forma) e levar ao forno, a 180º, cerca de 20 a 30 minutos.

Leite creme

Esta receita é muito simples de preparar, e rapidamente podemos fazer uma sobremesa no caso de aparecer algém para jantar ou almoçar, ou para um lanche com crianças.  É , também, um dos doces presentes na mesa de muitos portugueses no natal, por isso, não podia deixar passar esta época sem apresentar a minha receita.

Ingredientes:

6 gemas

1 L de leite

9 colheres de sopa de açúcar

4 colheres de sopa (rasas) de Maizena

2 paus de canela

Casca de 1 limão

Preparação:

Num tacho juntar a canela, a casca de limão e quase um litro de leite. Reservar cerca de um copo (desse mesmo litro de leite) para utilizar mais tarde. Deixar ferver e apagar o lume. Retirar a canela e as cascas de limão. Reservar.

Misturar as gemas com o açúcar e posteriormente adicionar a farinha maizena. Mexer com uma vara de arames para obter um creme homogéneo. Misturar o restante leite (cerca de um copo de leite que se retirou inicialmente ao litro de leite).

Adicionar aos poucos o leite que ferveu com a canela e a casca de limão, mexendo com uma vara de arames. Levar ao lume novamente para engrossar, mexendo sempre com uma colher de pau.

Quando tiver a consistência certa, colocar em pratos e decora a gosto. Eu utilizei canela em pó, mas poderia queimar açúcar ou adicionar caramelo líquido.