Bolo de Iogurte

DSC09122Menos é mais! Não desvalorize esta receita pela sua simplicidade. O bolo de iogurte é um clássico dos clássicos e é delicioso. É um bolo húmido e fofo, ideal para acompanhar uma chávena de chá ou um bom café nos dias frios, ou um refresco nos dias quentes! Junte-lhe uma boa dose de conversa e terá o cenário perfeito!

DSC09124Ingredientes:

1 iogurte natural (125 gr)

1 medida do copo de iogurte de óleo

2 medidas do copo de iogurte de açúcar

2 medidas do copo de iogurte de farinha

3 ovos

Raspa de 1 limão

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de extracto de baunilha

1 pitada de sal

DSC09114Modo de preparo:

Numa tigela juntar o açúcar com o iogurte e o óleo. Mexer bem. Adicionar os ovos e a raspa de limão. Mexer. Adicionar o sal, o fermento e o extracto de baunilha. Por fim adicionar a farinha e envolver com cuidado. Verter este preparado numa forma previamente untada com manteiga e enfarinhada. Levar ao forno cerca de 40 minutos a 180º .

DSC09103

Bolo do Pecado

Eis a minha sugestão para o dia dos namorados! Eu sou adepta de que se crie um cenário envolvente no conforto da nossa casa, preparar um belo jantar a dois, juntar uma boa música, no fundo, ser criativos!

Este bolo é a sobremesa ideal para fechar um jantar destes. É verdadeiramente um pecado! Mas dos bons! Aventurem-se! E deliciem-se!

Ingredientes:

4 ovos

200 gr de açúcar

200 gr de chocolate negro (tablete)

190 gr de manteiga

Cobertura:

100 gr de chocolate negro

200 ml de natas

Chocolate granulado para decorar

Preparação:

Bater muito bem os ovos com o açúcar. Derreter o chocolate juntamente com a manteiga. Envolver no preparado anterior. Barrar uma forma redonda com manteiga. Forrar com papel vegetal e voltar a barrar com manteiga. Verter para a forma. Levar ao forno a 180º até estar cozido (teste do palito). Para a cobertura: derreter o chocolate com as natas.

Desenformar o bolo ainda morno para uma rede. Cobrir com a cobertura e deixar arrefecer um pouco. Transferir para um prato de servir. Levar ao frigorífico e só depois polvilhar com o chocolate granulado.

Mimem-se muito neste dia! E todos os outros! Feliz dia dos namorados!

Gorros de Pai Natal

Estas miniaturas de chocolate são uma sugestão engraçada para a noite de natal. São pequenas, natalícias, têm fruta, que é importante, e o contraste do bolo com o morango é simplesmente delicioso. Fácil de preparar e se já tiver um bolo feito,  como foi o meu caso, ainda mais rápido é. O bolo que utilizei foi uma sobra de massa de cupcakes, pois uma receita não dava o número de cupcakes que eu queria então tive de fazer duas vezes. Mas como vi que iria ser demais, em vez de continuar a colocar a massa nas forminhas de papel, coloquei numa forma de bolo. Desta forma aproveitei a massa e o chantilly, que também sobrou. Foi a receita ideal para fazer aproveitamentos!

Cada vez mais sou fã de miniaturas, desde que não dê muito trabalho. O facto de ser uma sobremesa que é pequenina torna tudo mais fácil. Não é necessário andar a cortar fatias (eu sou um desastre a cortar bolos!) não se corre tanto o risco do desperdício, por vezes ficam fatias a meio, por exemplo. E numa festa como o natal, em que deve haver moderação, acho que o ideal é ter várias coisas diferentes e em tamanho miniatura, e ter sempre pratos com fruta, para equilibrar. Além disso conseguirá fazer uma mesa cheia, variada e muito elegante.

 Ingredientes:

Bolo de chocolate

Morangos

Chantilly

Preparação:

Com a ajuda de um aro cortar pequenos círculos de bolo. Colocar o chantilly num saco de pasteleiro com bico liso. Preencher o topo dos círculos de chocolate com o chantilly. Cortar a base dos morangos e  colocar no centro de cada pedacinho de bolo. Decorar com uma bolinha de chantilly no topo de cada morango.

Bolo de chocolate com frutos do bosque

Esta receita tem um significado especial para mim. Marca uma mudança na minha vida, e na vida deste blog. Espero que traga consigo muitas coisas boas, histórias felizes,  novos desafios, novas receitas e muita inspiração! Este bolo é o símbolo de toda esta mudança: Mudança de país, de cozinha, de batedeira, de forno, de máquina fotográfica, de ingredientes e produtos e até de influências. Foi o primeiro bolo que fiz na minha KitchenAid, um presente da Patrícia e do Rob, a quem agradeço imenso! É simplesmente espectacular e uma grande ajuda na cozinha!

Ingredientes:

200 gr de chocolate em tablete

150 gr de manteiga

8 ovos

200 gr de açúcar

200 gr de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

Uma pitada de canela em pó

Calda:

100 ml de água

100 gr de açúcar

1 pau de canela

Alguns frutos vermelhos

Recheio:

300 ml de natas

2 colheres de sopa de sumo de limão

3 colheres de sopa de açúcar

300 gr de frutos vermelhos: framboesas, mirtilos, amoras, etc.

Preparação:

Bater a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar, até obter um creme homogéneo. Juntar as gemas e bater. Adicionar o chocolate derretido e misturar bem. Bater as claras em castelo e envolver com cuidado. Por fim, envolver a farinha, a canela e o fermento, previamente peneirados. Levar ao forno cerca de 25 minutos em duas formas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha.

Preparar a calda: Colocar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume. Deixar ferver um pouco. Quando o bolo estiver cozido pincelar as duas metades para humedecer o bolo.

Preparar o recheio: Bater as natas com duas colheres de sopa de sumo de limão. Adicionar o açúcar e bater novamente.

Montagem:

Depois de humedecer o bolo com a calda, colocar uma metade do bolo num prato de servir. Barrar a parte de cima com metade das natas e colocar metade dos frutos. Cobrir com a outra metade do bolo, barrar a parte de cima com as natas e colocar os restantes frutos por cima.

1º Aniversário!

Bolo de chocolate e caféEste é o 1º aniversário do blog! Há um ano atrás não imaginava o sucesso que iria ter, apenas quis fazer um blog para as minhas amigas mais próximas, e mantê-lo também como uma espécie de caderno de receitas. É muito gratificante o feedback que as pessoas me vão dando, isso faz com que continue a criar e a procurar mais receitas deliciosas e a investir cada vez mais neste mundo da culinária. O melhor de tudo isto é o prazer que sinto quando cozinho para outras pessoas. Adoro cozinhar para os outros! Gosto de ter os amigos sentados à mesa, conversar, rir, e deliciá-los com as minhas receitas!

Para comemorar esta data escolhi um bolo que costumo fazer com alguma frequência mas que não é uma receita minha, é do blog Baunilha e Caramelo.

Ingredientes:

3 colheres de sopa de manteiga

200 gr de de açúcar

2 ovos

70 gr de chocolate para culinária

2 colheres de sopa de açúcar baunilhado

1 colher de sopa de café solúvel 150 ml de água quente

100 ml de Baileys

1 pitada de sal

1 colher de chá de fermento

220 gr de farinha

Para a cobertura:

200 ml de natas

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de chocolate em pó

1 colher de chá de café em pó

2 colheres de sopa de açúcar

100 gr de chocolate para culinária

 

Preparação:

Pré aquecer o forno a 190º. Untar com manteiga uma forma redonda. Num recipiente juntar o chocolate em pó e o café, adicionar a água quente e mexer até dissolver. Adicionar o Baileys e o sal, Deixar arrefecer completamente. Partir o chocolate em pedacinhos e derreter em banho maria ou no microondas. Deixar arrefecer.

Bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos, batendo entre cada adição. Adicionar o chcolate derretido e o açúcar baunilhado, badater bem. Com a batedeira na velocidade lenta, juntar metade da mistura de café à massa do bolo. Posteriormente adicionar metade da farinha com o fermento, previamente peneirados. Misturar bem. Finalmente adicionar a restante mistura de café e a restante farinha. Bater até obter uma mistura homogénea. Deitar a massa na forma e levar ao forno até estar cozido ( teste do palito).

Para a cobertura basta junatr todos os ingredientes num tachinho e levar a lume brando até obter um creme bom para cobrir o bolo. Decorar com raspas de chocolate branco.

Croissants de chocolate

Pequenos, estaladiços e irresistíveis! São a minha sugestão para este fim de semana.  Vai conseguir comer só um?

Ingredientes:

(para 16 miniaturas)

Uma base de massa folhada

Uma tablete de chocolate com avelãs

Preparação:

Para fazer estes croissants utilizei um utensílio da Tupperware que se chama Croissant Party.  Basta colocar a massa folhada por cima do croissant party, passar o rolo da massa, que vai cortar  a massa em pequenos triângulos e colocar em cada um deles um quadrado de chocolate. Depois, enrolar cada triângulo de fora para o centro e pincelar com gema de ovo. Levar ao forno num tabuleiro com uma folha de papel vegetal  cerca de 20 minutos a 180º.

Bolo de iogurte com morangos e aveia

Esta receita é uma adaptação de um bolo que vi no blog Baunilha e Caramelo, um dos meus blogs preferidos. A receita original leva amêndoa moída, mas eu decidi  trocar pela aveia. É um bolo muito fácil de fazer e muito saboroso. Os amantes de morangos não podem deixar de experimentar. O chocolate branco da cobertura não é um elemento essencial, sem ele o bolo sabe apenas a morango! Saboreia-se melhor o bolo porque o chocolate é muito doce. Mas se for um bolo para gulosos é a combinação perfeita.

Ingredientes:

3 ovos

100 gr de açúcar branco

60 gr de açúcar amarelo

1 + ½ iogurte grego de morango

100 gr de farinha

70 gr de aveia

2 colheres de chá de fermento

100 ml de óleo

100 gr de morangos

Decoração:

Chocolate branco

Morangos q.b.

Preparação:

Pré aquecer o forno a 180º. Forrar uma forma redonda com papel vegetal, untado com manteiga. Bater os ovos, o iogurte, os açúcares e o óleo até obter uma mistura homogénea. Juntar a farinha, a aveia e o fermento. Bater bem. Picar grosseiramente os morangos, sem os desfazer e envolver na massa. Levar ao forno cerca de 25 minutos. Deixar arrefecer um pouco e desenformar. Para a decoração derreti chocolate branco e cobri o bolo, mas poderá  polvilhar com açúcar em pó, ou decorar com chantilly e morangos. Quanto mais simples, melhor.

Bolo de chocolate e avelã

Há dias em que sentimos que nada nos preenche, somos tomados de assalto por  variações de humor repentinas, instala-se em nós uma vontade de fazer nada. Sente-se vazio. Há dias assim, é verdade, mas é preciso combatê-los. Mudar de atitude! Nada melhor que experimentar um bolo destes para animar! O chocolate tem destas coisas…

Encontrei esta receita no blog A Cozinha Coletiva  numa das pesquisas. A forma como o autor o comenta diz tudo:  “Pecado mortal, ele cura TPM, briga de namorados e inferno astral. Vai ser difícil apreciar com moderação!” De facto, é um bolo delicioso! A cobinação do chocolate com as avelãs é perfeita.

Ingredientes:

200 gr de chocolate negro

150 gr de manteiga

35 gr de cacau em pó

100 ml  de água quente

150 gr de açúcar

100 gr de açúcar mascavado

150 gr de farinha de avelã

4 gemas

4 claras

Preparação:

Untar uma forma redonda com manteiga e forar com papel vegetal, que também deve ser untado. Pré-aquecer o forno a 180º.

Derreter o chocolate com a manteiga. Reservar. Numa tigela misturar bem o cacau e a água quente. Incorporar a mistura do chocolate com a manteiga, os açúcares, as avelãs trituradas (farinha de avelã) e as gemas. Misturar bem. Envolver suavemente as claras batidas em castelo. Verter na forma e levar ao forno cerca de 45 minutos, de preferência fazer o teste do palito: estará pronto quando o palito sair com algumas migalhas. Retirar do forno. Deixar arrefecer 15 minutos e desenformar.

 

Mousse de chocolate com café

Quando fiz a lista de doces que queria publicar no blog para o natal pensei na tradicional mousse de chocolate. Porém, há uns dias atrás, ao ver no programa Ingrediente Secreto esta magnífica mousse de chocolate com café, não resisti em experimentar. O resultado foi tão bom que não poderia deixar de a sugerir para este natal.

É uma sobremesa para gulosos, para amantes de chocolate e para amantes de café. A combinação destes dois ingredientes é simplesmente perfeita! Sou suspeita porque gosto imenso de café e gosto de o utilizar na culinária, gosto do contraste do amargo com o doce, mas creio que qualquer pessoa apreciadora de mousse de chocolate não vai ficar indiferente!

É a melhor mousse de chocolate que alguma vez fiz. Experimentem e deixem-se surpreender!

Ingredientes:

150 gr de chocolate negro em tablete

50 gr de manteiga

5 ovos

5 colheres de sopa de açúcar

1 café expresso

Pedaços de chocolate com arroz tufado

Preparação:

Derreter o chocolate com a manteiga em banho- maria.  Numa taça misturar as gemas com 3 colheres de sopa de açúcar. Adicionar o café expresso, já  arrefecido. Mexer. Juntar o chocolate derretido e envolver muito bem. Por fim, bater as claras em castelo com  2 colheres de sopa de açúcar (eu usei o Speedy Chef da Tupperware, é muito mais prático, eficiente e ecológico). Incorporar na mousse. Picar alguns pedaços de chocolate com arroz tufado, colocar uma parte no fundo de uma taça, cobrir com a mousse e colocar o restante por cima.

Salame de chocolate

O salame de chocolate alegra qualquer criança, e adultos também! É fácil e rápido de preparar. Apresento-o como uma sugestão para o natal, mas é um doce muito versátil e sabe bem em qualquer altura do ano. É ideal para uma festa de crianças, todos gostam e é fácil de pegar e levar, e as crianças são muito práticas nesse sentido. Como é feito com chocolate, sabe bem comer uma fatia nos dias em que os níveis de ânimo andam mais em baixo, nada como o chocolate para sentir um bocadinho mais de alegria. Também se pode fazer para oferecer no natal, personalizar um embrulho e levar a alguém num dia em que se fizer uma visita, ou levar para um jantar, fica sempre bem levar um miminho!

Ingredientes:

200 gr de bolacha maria

120 gr de manteiga

3 colheres de sopa de açúcar

100 gr de chocolate em pó

1 ovo

Preparação:

Partir as bolachas grosseiramente. Juntar o chocolate e o açúcar e misturar. Derreter ligeiramente a manteiga e adicionar ao preparado de bolacha. Amassar. Bater o ovo e juntar à mistura anterior. Envolver bem. Esticar uma folha de papel de alumínio, colocar o preparado e moldar até que fique com a forma de salame. Enrolar cuidadosamente com o papel e levar ao frigorífico até ficar bem firme. Retirar do frigorífico e cortar em fatias.