Bolo de chocolate

Dezembro é um mês doce, logo, a primeira receita só podia ter chocolate! A partir de hoje vou publicar as minhas sugestões de natal. Os doces que fazem parte da minha infância, os que estou a fazer para vender, um ou outro que gostava de experimentar nesta quadra, enfim, os doces que me fazem lembrar o natal.

Vi esta receita no programa do Chefe José Alexandre, Clube de Cozinheiros, que passa no Porto Canal. Chamou-me a atenção o facto de ser um bolo muito prático de fazer e de rápida cozedura. É claro que lhe dei um toque pessoal, a receita original leva sultanas, alperces e figos secos. Como não gosto muito destes ingredientes, coloquei por cima umas raspas de chocolate e dei-lhe um novo look.

Escolhi este bolo para fazer numa reunião tupperware e o resultado foi muito bom! As pessoas gostaram bastante porque é um bolo muito saboroso, a massa fica húmida, leva muito pouco açúcar, o que é importante, e são apenas 5 minutos no forno! Não há razão para não experimentar! Como diria o Chefe Alexandre, é “simples, prático e muito, mas muito, delicioso”!

Ingredientes:

200 gr de chocolate em tablete, com 70% de cacau

3 ovos

30 gr de açúcar (+/- meio copo)

30 gr de farinha (+/- meio copo)

10 gr de manteiga

1/2 copo de natas

Raspas de chocolate e açúcar em pó para decorar.

 

Preparação:

Partir o chocolate em pedaços, colocar no Bule MicroPlus, juntar a manteiga e as natas e levar ao microondas cerca de 15 segundos. Retirar e misturar com o mexe-mexe. Separar as claras das gemas, colocando as claras no Speedy Chef e as gemas na Batedeira Mix Pro de 1,5 L. Adicionar o açúcar às gemas e mexer até obter um creme esbranquiçado. Juntar a farinha pouco a pouco, mexendo sempre. Adicionar o chocolate derretido e envolver. Bater as claras em castelo no Speedy Chef. Envolver delicadamente no prepardo anterior utilizando a espátula de silicone. Verter para a forma de silicone Princesa, da tupperware. Levar ao forno durante 5 minutos. Deixar arrefecer um pouco para desenformar. Decorar com raspas de chocolate. Polvilhar com açúcar em pó, utilizando o mini-passador. Pode decorar também com umas folhas de azevinho, naturais ou artificiais, fica sempre bem. Este bolo pode ser servido morno com uma bola de gelado de baunilha.