Bolo de Iogurte

DSC09122Menos é mais! Não desvalorize esta receita pela sua simplicidade. O bolo de iogurte é um clássico dos clássicos e é delicioso. É um bolo húmido e fofo, ideal para acompanhar uma chávena de chá ou um bom café nos dias frios, ou um refresco nos dias quentes! Junte-lhe uma boa dose de conversa e terá o cenário perfeito!

DSC09124Ingredientes:

1 iogurte natural (125 gr)

1 medida do copo de iogurte de óleo

2 medidas do copo de iogurte de açúcar

2 medidas do copo de iogurte de farinha

3 ovos

Raspa de 1 limão

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de extracto de baunilha

1 pitada de sal

DSC09114Modo de preparo:

Numa tigela juntar o açúcar com o iogurte e o óleo. Mexer bem. Adicionar os ovos e a raspa de limão. Mexer. Adicionar o sal, o fermento e o extracto de baunilha. Por fim adicionar a farinha e envolver com cuidado. Verter este preparado numa forma previamente untada com manteiga e enfarinhada. Levar ao forno cerca de 40 minutos a 180º .

DSC09103

Bolo de iogurte com morangos e aveia

Esta receita é uma adaptação de um bolo que vi no blog Baunilha e Caramelo, um dos meus blogs preferidos. A receita original leva amêndoa moída, mas eu decidi  trocar pela aveia. É um bolo muito fácil de fazer e muito saboroso. Os amantes de morangos não podem deixar de experimentar. O chocolate branco da cobertura não é um elemento essencial, sem ele o bolo sabe apenas a morango! Saboreia-se melhor o bolo porque o chocolate é muito doce. Mas se for um bolo para gulosos é a combinação perfeita.

Ingredientes:

3 ovos

100 gr de açúcar branco

60 gr de açúcar amarelo

1 + ½ iogurte grego de morango

100 gr de farinha

70 gr de aveia

2 colheres de chá de fermento

100 ml de óleo

100 gr de morangos

Decoração:

Chocolate branco

Morangos q.b.

Preparação:

Pré aquecer o forno a 180º. Forrar uma forma redonda com papel vegetal, untado com manteiga. Bater os ovos, o iogurte, os açúcares e o óleo até obter uma mistura homogénea. Juntar a farinha, a aveia e o fermento. Bater bem. Picar grosseiramente os morangos, sem os desfazer e envolver na massa. Levar ao forno cerca de 25 minutos. Deixar arrefecer um pouco e desenformar. Para a decoração derreti chocolate branco e cobri o bolo, mas poderá  polvilhar com açúcar em pó, ou decorar com chantilly e morangos. Quanto mais simples, melhor.

Bolo de iogurte com chocolate granulado

Este é um bolo simples. Ideal para acompanhar um chá, um lanche, ou um pequeno almoço. Há quem lhe chame bolo formigueiro ou bolo das formigas, pelo aspecto que o chocolate granulado dá à massa. O chocolate derrete-se e deixa pequenos pontinhos na massa do bolo que parecem formigas. É um bolo ligeiramente húmido, não muito doce, e o contraste do chocolate com o iogurte é agradável.

Ingredientes:

250 gr de farinha

200 gr de açúcar

50 gr de chocolate granulado

4 ovos

1,5 dl de óleo

1 iogurte natural

1 colher de chá de fermento em pó

Cobertura:

50 gr de chocolate branco

3 colheres de sopa de leite

chocolate granulado para polvilhar

Preparação:

Untar uma forma de bolo inglês com óleo e polvilhar com farinha. Reservar.

Separar as gemas das claras. Juntar as gemas com o açúcar e bater. Adicionar o óleo e o iogurte. Mexer. Juntar a farinha e o fermento, continuar a mexer. Bater as claras em castelo. Envolver o chocolate granulado nas claras suavemente. Misturar no preparado anterior, com cuidado.  Deitar na forma de bolo inglês e levar ao forno a 180º  cerca de 20 minutos. Verificar a cozedura com um palito, se necessário. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Para a cobertura, derreter o chocolate com o leite, mexendo sempre, ou utilizar o microondas. Verter sobre o bolo ainda quente, para que possa escorrer pelos lados. Quando estiver frio polvilhar com o chocolate granulado. A cobertura não é um elemento essencial. Poderá ser omitida.