Bolo de banana e nozes

Este bolo é muito fácil de fazer. Gosto do cheiro que vai ficando na cozinha à medida que vou fazendo a receita. Sente-se um aroma agradável e fresco quando se juntam as bananas. É um bolo ligeiramente húmido e doce. Creio que se pode reduzir a quantidade de açúcar que a receita indica, porque a banana já é bastante doce.

Ingredientes:

225 gr de miolo de noz

3 ovos

4 bananas

120 gr de manteiga

200 gr de açúcar

225 gr de farinha

1 colher de chá de fermento

1 pitada de sal

Glacé:

4 colheres de sopa de açúcar em pó

1colher de sopa de sumo de limão

 

Preparação:

Triturar grosseiramente as nozes. Numa tigela bater os ovos inteiros. Com um garfo esmagar 3 bananas e cortar uma em rodelas. Numa tigela bater a manteiga com o açúcar até obter um creme liso, juntar as bananas esmagadas, os ovos batidos e a farinha, pouco a pouco e batendo sempre. Adicionar depois o fermento e o sal e bater até obter uma massa homogénea. Por fim misturar as nozes moídas.

Barrar com manteiga uma forma tipo bolo inglês. Deitar metade da massa, cobrir com as rodelas de banana e juntar a restante massa. Levar ao forno a 180º cerca de meia hora.

Deixar arrefecer. Para preparar a glacé: misturar o açúcar em pó com o sumo de limão, mexer bem. Pincelar o bolo.

Bolo de cenoura

Para mim, cada estação do ano tem o seu encanto. Gosto do Outono. Gosto do frio, do cachecol, dos tons de outono. Gosto do calor da lareira e do som da chuva lá fora. Gosto de contemplar as cores das folhas nas árvores. Quando morava em Coimbra adorava passear no jardim botânico nesta altura. As cores eram inspiradoras, todo o meio nos envolve, o silêncio convida à reflexão. É um local calmo, que tranquiliza. Gostava de passar por lá quando vinha da faculdade. E nos dias mais “cinzentos” gostava de entrar, sentar e ficar um bocadinho. Era como renovar as energias, o pensamento. Depois de atravessar a Avenida das Tílias, ia para casa com outro ânimo. Coimbra tem destas coisas!

Este bolo de cenoura enquadra-se bem neste cenário de outono. Foi um pedido que me fizeram. Tenho uma amiga que é uma seguidora atenta deste blog.Está na Alemanha e por vezes falamos de culinária através do facebook. Há uns dias pediu-me para fazer um bolo bom, um bolo de Outono, porque lá as temperaturas já estavam muito baixas. Pois cá está ele, Inês! É para ti! Um bolo quente, muito aromático, daqueles que quando estão no forno vão invadindo a cozinha com um agradável cheirinho, húmido, fofo, reconfortante nos dias frios. E se o acompanharmos com uma chávena de chá, melhor ainda!

Fui buscar esta receita a um livro muito inspirador: Confeitaria Hummingbird, Receitas de Sonho. Fiz apenas uma ou outra alteração. Simplesmente delicioso!

Ingredientes:

200 gr de açúcar amarelo

300 gr de farinha

3 ovos

200 ml de óleo de girassol

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó

½ colher de chá de sal

½ colher de chá de aroma de baunilha

300 gr de cenoura ralada (cerca de 2 ou 3 cenouras)

100 gr de nozes picadas

Canela em pó e nozes para a decoração.

Para o creme de queijo:

250 gr de açúcar em pó, peneirado

50 gr de manteiga à temperatura ambiente

200 grde queijo creme, tipo philadelphia

½ colher de chá de sumo de limão

 

Preparação:

Misturar o açúcar, os ovos, e o óleo com uma batedeira e bata até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Juntar lentamente a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela, o sal e a essência de baunilha. Continuar a bater, até que fique tudo bem ligado.

Juntar manualmente as cenouras e as nozes. Envolver. Deitar a mistura em duas formas redondas forradas com papel vegetal. Colocar no forno pré-aquecido durante 20 minutos ou até que fiquem cozidos.

Deixe arrefecer e prepare o creme:

Bater o açúcar e a manteiga até que fique incorporada. Juntar o queijo e o sumo de limão e bater novamente durante 5 minutos.Levar um pouco ao frigorífico.

Quando os bolos estiverem completamente frios,  colocar um num prato de servir, barrar com o creme, colocar o outro por cima e cobrir tudo com o restante creme. Decorar com metades de noz lateralmente e algumas nozes picadas por cima. Polvilhar com canela em pó.