Bolo de coco

Este é um bolo muito docinho, daqueles que nos adoça bem a alma. É fresco e fofo, é bom para os dias quentes e,  sobretudo, para aqueles dias em que se sente falta de açúcar! A receita foi a minha amiga Mónica que me enviou num daqueles extensos documentos com receitas que cuidadosamente prepara e carinhosamente me envia. Saudades desses tempos! Já tinha provado este bolo em casa dela no verão passado e nunca o tinha experimentado. Chegou o dia, finalmente. É a minha homenagem a todas as mães, em especial à minha, e à Mónica, que me deu a receita e que é uma mãe e mulher extraordinária!

Feliz dia da mãe!

Ingredientes:

4 ovos

200 gr de açúcar

300 gr de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó

250 ml de leite quente

Calda:

1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite

200 ml de leite de coco

Decoração:

coco ralado

Preparação:

Este bolo tem um modo de preparação curioso, parece que começamos pelo fim. Mas é mesmo assim a receita, e funciona, não pensem que me enganei!

Bater as claras em castelo. Juntar as gemas uma a uma, mexendo entre as adições. Juntar o açúcar. Bater até formar bolhas. Adicionar a farinha e o fermento intercalando com o leite. Misturar tudo muito bem. Colocar num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Levar ao forno cerca de 40 minutos a 180º.

Retirar o bolo do forno e ainda morno desenformar. Partir em quadrados, colocar numa travessa ou num prato com fundo para poder verter a calda à vontade. Para a calda, misturar todos os ingredientes num copo ou num jarro e verter sobre os quadrados de forma a ensopar o bolo. Polvilhar cada quadrado com coco ralado e levar ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro, para absorver bem a calda e servir fresquinho.

Pudins de Leite de Coco

Escolhi estes pudins para fazer uma demonstração tupperware há umas semanas atrás. Queria usar a MiccroGourmet e fazer uma sobremesa diferente. Procurei uma receita no próprio dia, mas não tive tempo de a experimentar em casa, o que nunca se deve fazer… pode correr mal. Foi um desafio e um risco que corri. Achei interessante a combinação dos ingredientes e aventurei-me. O resultado? Tive sorte! Correu bem. Os pudins são deliciosos e fizeram um sucesso enorme. Eu própria fiquei surpreendida, não esperava que o resultado fosse tão bom. O leite de coco dá-lhes um aroma intenso e muito agradável e o Malibu aquele toque de perfeição. Têm uma textura macia, delicada. São uma sobremesa fresca, doce, mas nada enjoativa. É difícil resistir…

Por vezes procuramos uma receita rápida porque não temos muito tempo para grandes preparativos. Esta é uma excelente opção para esses dias! É muito prática e rápida de executar. O tempo de preparação ronda os dois minutos. No microondas também são relativamente rápidos e podem desenformar-se ainda mornos.

Aventure-se e experimente! Não resista a esta tentação…

Ingredientes:

2 ovos

1 lata de leite condensado

200 ml de leite de coco

3 colheres de sopa de Malibu

Caramelo líquido q.b.

 

Preparação:

Para estes pudins vou utilizar as Formas Gourmet, que são um acessório da MicroGourmet. São 8 formas, tipo ramequin, que podem utilizar para fazer entradas ou sobremesas individuais.

Colocar 400 ml de água na base da MicroGourmet. Cobrir o fundo de cada forminha com uma pequena porção de caramelo líquido (cerca de uma colher de chá, mal cheia). Reservar. Colocar os ovos no copo misturador da Tupperware, que é uma espécie de  shaker. Agitar um pouco, depois adicionar os restantes ingredientes: o leite condensado, o leite de coco e o Malibu. Agitar muito bem. Deitar nas formas. Coloca-las no crivo grande da MicroGourmet. Tapar e levar ao microondas durante 15 minutos. Deixar repousar 5 minutos e retirar. Convém deixar arrefecer antes de desenformar, embora seja possível desenformar bem enquanto estão mornos. Já experimentei das duas formas e correu bem de qualquer maneira. Levar ao frigorífico. Servir bem fresquinhos.