Bolo pudim

Esta é a combinação perfeita para aqueles que gostam de bolo de chocolate e pudim. As duas texturas e os sabores diferentes combinam bem entre si. É um bolo húmido, fresco, cremoso.  Além disso, é muito fácil e rápido de preparar. Eu também gosto desta parte. Quem o prova tem dito que é delicioso. Eu confirmo. É mesmo delícioso!

Ingredientes:

Bolo:

1 chávena de açúcar

1 + ½ chávena de farinha

½ chávena de leite

½ chávena de chocolate em pó

150 gr de manteiga derretida

1 colher de chá de fermento em pó

3 ovos

Pudim:

1 lata de leite condensado

2 latas de leite

4 ovos

Caramelo líquido q.b.

Preparação:

Bater todos os ingredientes do pudim. Reservar. À parte, bater todos os ingredientes do bolo. Untar uma forma redonda  com caramelo líquido. Colocar o preparado de pudim, e por cima verter a massa do bolo ( durante a cozedura separam-se um do outro). Levar ao forno cerca de 45 minutos em banho-maria, a 180º.  Desenformar ainda morno. Deixar arrefecer por completo e levar ao frigorífico.

Pudim francês

Este pudim é uma das receitas que me acompanha desde a infância. A receita é da minha mãe. Os pudins dela são maravilhosos. Desde pequena que a vejo fazer, e é sempre ela que os faz. São tão bons que até para casamentos ela fazia. Esta é daquelas receitas que gostaria de guardar comigo, como se guardasse um pedacinho da minha mãe, porque quando penso em pudins é dela que me lembro. Por isso o mérito desta delícia é todo dela, eu apenas partilho a receita.

O pudim é um doce conventual e por isso caracteriza-se por ser composto por uma grande quantidade de açúcar e gemas de ovos. Tem uma textura muito macia e suave. É delicioso…

Ingredientes:

2 ovos inteiros

10 gemas

400 gr de açúcar

1 colher de sobremesa de Maizena

1 cálice de vinho do porto

Raspa de 1 limão

400 ml de leite

230 gr de açúcar para o caramelo

Preparação:

Numa tigela misturar os ovos, as gemas e o açúcar. Dissolver a Maizena no vinho do porto e adicionar às gemas. Juntar a raspa de limão. Adicionar o leite e mexer. Reservar.

Num tacho levar ao lume as 230 gr de açúcar. Quando começar a derreter deve mexer com uma colher de pau até ficar completamente liquido e com consitência de caramelo. Verter para uma forma de pudim e deixar arrefecer. Deitar o preparado na forma, tapar e cozer, cerca de 20 minutos, numa panela de pressão com um bocadinho de água no fundo, de maneira a que a água chegue a metade da forma do pudim. Quando terminar, deixar arrefecer e levar ao frigorífico, dentro da forma, de um dia para o outro. Desenformar um pouco antes de servir.

Pudins de Leite de Coco

Escolhi estes pudins para fazer uma demonstração tupperware há umas semanas atrás. Queria usar a MiccroGourmet e fazer uma sobremesa diferente. Procurei uma receita no próprio dia, mas não tive tempo de a experimentar em casa, o que nunca se deve fazer… pode correr mal. Foi um desafio e um risco que corri. Achei interessante a combinação dos ingredientes e aventurei-me. O resultado? Tive sorte! Correu bem. Os pudins são deliciosos e fizeram um sucesso enorme. Eu própria fiquei surpreendida, não esperava que o resultado fosse tão bom. O leite de coco dá-lhes um aroma intenso e muito agradável e o Malibu aquele toque de perfeição. Têm uma textura macia, delicada. São uma sobremesa fresca, doce, mas nada enjoativa. É difícil resistir…

Por vezes procuramos uma receita rápida porque não temos muito tempo para grandes preparativos. Esta é uma excelente opção para esses dias! É muito prática e rápida de executar. O tempo de preparação ronda os dois minutos. No microondas também são relativamente rápidos e podem desenformar-se ainda mornos.

Aventure-se e experimente! Não resista a esta tentação…

Ingredientes:

2 ovos

1 lata de leite condensado

200 ml de leite de coco

3 colheres de sopa de Malibu

Caramelo líquido q.b.

 

Preparação:

Para estes pudins vou utilizar as Formas Gourmet, que são um acessório da MicroGourmet. São 8 formas, tipo ramequin, que podem utilizar para fazer entradas ou sobremesas individuais.

Colocar 400 ml de água na base da MicroGourmet. Cobrir o fundo de cada forminha com uma pequena porção de caramelo líquido (cerca de uma colher de chá, mal cheia). Reservar. Colocar os ovos no copo misturador da Tupperware, que é uma espécie de  shaker. Agitar um pouco, depois adicionar os restantes ingredientes: o leite condensado, o leite de coco e o Malibu. Agitar muito bem. Deitar nas formas. Coloca-las no crivo grande da MicroGourmet. Tapar e levar ao microondas durante 15 minutos. Deixar repousar 5 minutos e retirar. Convém deixar arrefecer antes de desenformar, embora seja possível desenformar bem enquanto estão mornos. Já experimentei das duas formas e correu bem de qualquer maneira. Levar ao frigorífico. Servir bem fresquinhos.