Bolo pudim

Esta é a combinação perfeita para aqueles que gostam de bolo de chocolate e pudim. As duas texturas e os sabores diferentes combinam bem entre si. É um bolo húmido, fresco, cremoso.  Além disso, é muito fácil e rápido de preparar. Eu também gosto desta parte. Quem o prova tem dito que é delicioso. Eu confirmo. É mesmo delícioso!

Ingredientes:

Bolo:

1 chávena de açúcar

1 + ½ chávena de farinha

½ chávena de leite

½ chávena de chocolate em pó

150 gr de manteiga derretida

1 colher de chá de fermento em pó

3 ovos

Pudim:

1 lata de leite condensado

2 latas de leite

4 ovos

Caramelo líquido q.b.

Preparação:

Bater todos os ingredientes do pudim. Reservar. À parte, bater todos os ingredientes do bolo. Untar uma forma redonda  com caramelo líquido. Colocar o preparado de pudim, e por cima verter a massa do bolo ( durante a cozedura separam-se um do outro). Levar ao forno cerca de 45 minutos em banho-maria, a 180º.  Desenformar ainda morno. Deixar arrefecer por completo e levar ao frigorífico.

Tarte gelada de chocolate

Uma sugestão para os dias quentes. É refrescante, macia e muito docinha! Estava aqui numa lista de receitas para fazer, retirei-a de uma revista já velhinha, mas onde encontro sempre uma receita boa para fazer.

Ingredientes:

Base:

200 gr de bolachas de chocolate

80 gr de manteiga derretida.

Recheio:

1 lata de leite condensado

80 gr de chocolate

40 gr de cacau

400 ml de natas

2 colheres de sopa de açúcar

50 ml de leite

5 folhas de gelatina

Preparação:

Para fazer a base, triturar as bolachas e misturar bem com a manteiga derretida. Forrar uma tarteira (usei uma de silicone), pressionar bem e levar ao frio.

Para o recheio, misturar o leite condensado com o chocolate e o cacau. Bater as natas, juntar o açúcar e reservar. Demolhar as folhas de gelatina em água fria cerca de 5 minutos ( se o ambiente na cozinha estiver quente, não necessita de tanto tempo). Escorrer e levar ao lume com o leite, mexendo até derreter. Envolver no preparado de leite condensado. Juntar também as natas. Misturar tudo com uma vara de arames. Verter para a tarteira e levar ao congelador até servir.

Decorar com chocolate em pó.

Bolo de chocolate (sem glúten)

Esta é uma sugestão para o dia dos namorados! Preparem um dia diferente e muito doce, que é assim que devem ser os dias entre os namorados. Sejam criativos e surpreendam a vossa cara-metade. Porque é nos pequenos gestos que vemos muitas vezes a grandeza das pessoas!

Ingredientes:

12 gemas

10 claras

240 gr. de açúcar

75 gr. de cacau em pó

Para a cobertura:

200 ml de natas

2 colheres de sopa de açúcar

150 gr. de framboesas

Preparação:

Bater as claras em castelo, juntando gradualmente o açúcar, até obter um merengue. Colocar num recipiente. Adicionar as gemas pouco a pouco e envolver com uma espátula de silicone. Juntar o cacau e envovolver com cuidado. Verter para uma forma redonda previamente forrada com papel vegetal. Levar ao forno a 180º apenas 15 minutos.

Para a cobertura: 

Bater as natas até ficarem bem firmes. Adicionar o açúcar e as framboesas inteiras. Bater novamente até triturar um pouco as framboesas. Cobrir o bolo ou se preferir pode rechear e cobrir. Decorar com pepitas de chocolate.

Muffins de Maçã e Chocolate

Esta é a sugestão que vos deixo para uma tarde cinzenta e chuvosa como a de hoje. São perfeitos para acompanhar com uma chávena de café e um bom filme ou um livro. Enquanto estão no forno inundam a cozinha com um agradável aroma a canela, que nos deixa logo com outra disposição. A mistura da maçã com a canela e o  chocolate não podia ser melhor. Estes muffins são muito aromáticos, sentem-se os pedacinhos de maçã que combinam com o chocolate derretido e aquele leve toque da canela. Em minha casa há muitas árvores de fruta e nesta altura há sempre imensas maçãs. Foi por isso que procurei uma receita em que o ingrediente principal fosse a maçã. Encontrei esta receita e adaptei-a. Gostei do resultado final. Talvez publique ainda mais receitas com maçã…

Acompanhei os muffins com um café que me traz boas recordações da infância, o “café da cafeteira”, como se chama lá em casa. É feito com mistura de café e cevada. Gosto do cheiro que se espalha pela cozinha, é reconfortante nestes dias cinzentos.

Ingredientes:

1 Ovo

1+ 1/2 Chávena de chá de farinha

¼ Chávena de açúcar mascavado

¼ Chávena de óleo

1/3 Chávena de leite

½ Colher de chá de sal

1 Colher de chá de fermento

1 Colher de café de canela

2 Maçãs golden

Raspa de laranja

13 Pedaços de chocolate

Pepitas de chocolate

 

Preparação:

Numa tigela juntar todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal, fermento e canela). Fazer uma cova no centro e juntar o ovo, a raspa de laranja, o leite e o óleo. Mexer bem. Descascar as maçãs e triturar grosseiramente, até obter pedaços pequenos, mas que não se desfaçam por completo, utilizei o Super Chef da Tupperware – um utensílio que já não dispenso na minha cozinha, porque é muito rápido e eficaz a picar! Incorporar as maçãs na massa e mexer. Deitar a massa nas forminhas de papel até metade, colocar um quadrado de chocolate em cada uma e encher com o resto da massa. Por cima colocar as pepitas de chocolate e polvilhar com canela. Levar ao forno durante 25 minutos.