Tarte de coco

Uma receita simples, fácil e muito agradável. Provei esta tarte numa reunião tupperware e fiquei logo fã. Andava aqui no meu caderno de receitas meio esquecida, mas vim procurar por ela. Faz-me lembrar bons tempos. Ontem o blog esteve com problemas e ficou inacessível, mas o meu “informático” preferido conseguiu resolver a questão esta tarde. Que susto… este blog não é apenas um “caderno de receitas” é algo em que trabalho a sério e com muito gosto, é uma terapia nos dias mais cinzentos, e mais que isso, é a junção de duas paixões, a culinária e a fotografia! É também um espaço onde gosto de escrever, de vez em quando, descrevo paisagens ou memórias que associo à culinária, aos sabores, faço dele um caderno diário onde escrevo notas pessoais, estados de espírito. É parte de mim. Se isto não tivesse conserto, morreria um pedacinho de mim certamente. Podia sempre começar de novo, as mudanças por vezes são boas na nossa vida, mas iria dar imenso trabalho recuperar todas as receitas que já publiquei. Quando o wilson me disse que o blog já tinha voltado estava tão nervosa que chorei de felicidade. E alívio!

Agora já ando a preparar o natal! Já estou de volta dos meus livros e revistas, estou a fazer pesquisa, listas de receitas, de ingredientes, de materiais. Aproxima-se uma época especial e este ano será diferente para mim, porque pela primeira vez estou longe da minha família, dos meus amigos, dos meus queridos animais de estimação. Mas por outro lado será o meu primeiro natal nos EUA, onde vou fazer a minha primeira árvore de natal, na minha casa ( isto até parece estranho dizer, mas é tudo pela primeira vez e é especial). É claro que por isso mesmo, também vou polvilhar esta época com as novas influências e sabores! Fiquem atentos…

Ingredientes:

1 base de massa folhada

1 chávena de chá de água

1 chávena de chá de açúcar

2 ovos

200 gr de coco ralado

Preparação:

Num tacho levar a água ao lume com o açúcar  até dissolver. Adiconar o coco à calda e envolver. Juntar os ovos previamente batidos. Colocar a massa folhada numa forma de silicone, eu usei a Forma Princesa da Tupperware, verter o preparado anterior e levar ao forno cerca de 30 minutos a 180º.

Croissants de chocolate

Pequenos, estaladiços e irresistíveis! São a minha sugestão para este fim de semana.  Vai conseguir comer só um?

Ingredientes:

(para 16 miniaturas)

Uma base de massa folhada

Uma tablete de chocolate com avelãs

Preparação:

Para fazer estes croissants utilizei um utensílio da Tupperware que se chama Croissant Party.  Basta colocar a massa folhada por cima do croissant party, passar o rolo da massa, que vai cortar  a massa em pequenos triângulos e colocar em cada um deles um quadrado de chocolate. Depois, enrolar cada triângulo de fora para o centro e pincelar com gema de ovo. Levar ao forno num tabuleiro com uma folha de papel vegetal  cerca de 20 minutos a 180º.

Bolo de limão no microondas

Para aquelas ocasiões em que aparece alguem em casa e precisa de uma sobremesa rápida. Em 10 minutos prepara e tem o bolo pronto!

Ingredientes:

5 ovos

120 gr de açúcar

120 gr de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

150 ml de óleo

Raspa de 1 limão

Calda de chocolate:

100 gr de chocolate negro

1 pacote de natas

 Preparação:

Bater os ovos (pode ser com uma vara de arames, não necessita de batedeira electrica). Adicionar o açúcar e mexer. Juntar a farinha e o fermento. Misturar. Juntar o óleo e a raspa de limão. Mexer tudo muito bem. Colocar numa forma de silicone que seja apropriada para ir ao microondas ( eu usei a forma coroa da tupperware– melhor material não pode haver). Levar ao microondas 5 minutos.

Depois de frio, preparar a calda: Levar o chocolate e derreter juntamente com as natas. Verter sobre o bolo.

Bola de carne

Há muito tempo que não publicava uma receita salgada. Penso que valeu a espera. Esta deliciosa bola de carne foi uma receita que me foi dada por uma amiga na tupperware. Estava na minha lista de receitas para experimentar há muito, mas  fui adiando. Mas esta semana lá resolvi fazer. Posso dizer que não há coisa mais fácil de preparar. E é muito boa! O facto de a massa não ter de levedar ajuda muito, torna o processo de prepararção muito mais rápido e prático. No fundo, é juntar tudo e levar ao forno! Querem receita mais rápida?

É uma boa sugestão para um piquenique, um lanche ajantarado, para levar a uma festa ao ar livre. Em vez de fazer  numa forma redonda pode optar por fazer em forminhas de muffins, ficam muito bonitos! Para quem aprecia uma cozinha descomplicada, para quem não tem muito jeito para a cozinha, porque esta é uma receita ao alcance de qualquer pessoa, e tem sucesso garantido!

Ingredientes:

1 chávena de chá de ovos

1 chávena de chá de leite

1 chávena de chá de óleo

3 chávenas de chá de farinha

2 colheres de chá de fermento em pó

100 gr de fiambre

100 gr de presunto

100 gr de bacon

50 gr de chouriço de carne

 

Preparação:

Numa tigela misturar bem todos os ingredientes da massa (os ovos, o leite, o óleo, a farinha e o fermento).  Reservar. Partir em pedacinhos as carnes e envolver na massa uniformemente. Colocar numa forma redonda de silicone (eu usei a forma Princesa da tupperware ). Pincelar com gema de ovo e lavar ao forno a 180º cerca de 30 minutos.

Bolo de chocolate

Dezembro é um mês doce, logo, a primeira receita só podia ter chocolate! A partir de hoje vou publicar as minhas sugestões de natal. Os doces que fazem parte da minha infância, os que estou a fazer para vender, um ou outro que gostava de experimentar nesta quadra, enfim, os doces que me fazem lembrar o natal.

Vi esta receita no programa do Chefe José Alexandre, Clube de Cozinheiros, que passa no Porto Canal. Chamou-me a atenção o facto de ser um bolo muito prático de fazer e de rápida cozedura. É claro que lhe dei um toque pessoal, a receita original leva sultanas, alperces e figos secos. Como não gosto muito destes ingredientes, coloquei por cima umas raspas de chocolate e dei-lhe um novo look.

Escolhi este bolo para fazer numa reunião tupperware e o resultado foi muito bom! As pessoas gostaram bastante porque é um bolo muito saboroso, a massa fica húmida, leva muito pouco açúcar, o que é importante, e são apenas 5 minutos no forno! Não há razão para não experimentar! Como diria o Chefe Alexandre, é “simples, prático e muito, mas muito, delicioso”!

Ingredientes:

200 gr de chocolate em tablete, com 70% de cacau

3 ovos

30 gr de açúcar (+/- meio copo)

30 gr de farinha (+/- meio copo)

10 gr de manteiga

1/2 copo de natas

Raspas de chocolate e açúcar em pó para decorar.

 

Preparação:

Partir o chocolate em pedaços, colocar no Bule MicroPlus, juntar a manteiga e as natas e levar ao microondas cerca de 15 segundos. Retirar e misturar com o mexe-mexe. Separar as claras das gemas, colocando as claras no Speedy Chef e as gemas na Batedeira Mix Pro de 1,5 L. Adicionar o açúcar às gemas e mexer até obter um creme esbranquiçado. Juntar a farinha pouco a pouco, mexendo sempre. Adicionar o chocolate derretido e envolver. Bater as claras em castelo no Speedy Chef. Envolver delicadamente no prepardo anterior utilizando a espátula de silicone. Verter para a forma de silicone Princesa, da tupperware. Levar ao forno durante 5 minutos. Deixar arrefecer um pouco para desenformar. Decorar com raspas de chocolate. Polvilhar com açúcar em pó, utilizando o mini-passador. Pode decorar também com umas folhas de azevinho, naturais ou artificiais, fica sempre bem. Este bolo pode ser servido morno com uma bola de gelado de baunilha.

Ameijoas à Bulhão Pato

Este prato esteve presente os 21 finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia. É óptimo para servir como entrada ou para petiscar. É um bom pretexto para reunir os amigos, fazer um serão diferente.

“Conforme atestam as escavações arqueológias, a amêijoa integra a dieta das populações da zona ribeirinha a sul do Tejo, desde a idade do bronze. Foi, porém, em honra de Bulhão Pato, poeta, membro da Academia Real das Ciências, mas também boémio, caçador e gastrónomo, que a amêijoa foi nobilitada e se tornou uma referência no Concelho de Almada. Bulhão Pato fixou-se na Caparica em 1890. À época eram famosas as tertúlias organizadas em sua casa, que reuniam figuras de renome do panorama cultural português, que apreciavam a sua conversa, enquanto se deliciavam com a saborosa comida, que lhes servia. Esteve nos 21 finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia.”

Esta é uma forma diferente de confeccionar as ameijoas, porque vou cozinhá-las a vapor na MicroGourmet da Tupperware. É uma forma mais saudável de as preparar e como é feito a vapor os sabores são mais realçados.

Não se esqueçam que a MicroGourmet está até 5ª feira com um desconto de 46%, é de aproveitar!

Ingredientes:

1 Kg de ameijoas

2 dentes de alho

1 limão

1 ramo de coentros

Sal q. b.

Azeite q. b.

 

Preparação:

Verter 350 ml de água na base da MicroGourmet. Reservar. Colocar no Super Chef os alhos,  uma porção de coentros e triturar. Adicionar à água uma parte dos alhos e coentros triturados, um fio de azeite e sal. Colocar as ameijoas no crivo grande. Deitar por cima o resto dos alhos e coentros com um fio de azeite. Tapar e levar ao microondas cerca de 20 minutos. Deixar repousar 5 minutos e servir. Pode, por exemplo, cobrir o fundo de uma travessa com tostas e deitar por cima as ameijoas e um pouco do molho que ficou na base da MicroGourmet. Por fim regar com sumo de limão (basta esprfemer à mão uma quantidade pequena).

Pão Recheado

Este pão recheado é uma sugestão para os dias mais frios que já se fazem sentir. É uma entrada quente e consistente. Ideal para quando se tem muitas pessoas em casa, para começar um jantar ou para servir de petisco numa festa. Quando está no forno há um cheirinho gostoso que invade a cozinha!

Fiz esta receita na sexta-feira, numa reunião tupperware. Bem, já sabia que era uma boa receita, não esperava era que fosse tão bem sucedida, tão bem aceite, que recebesse tantos elogios! Foi um sucesso! E uma noite bem passada. É muito gratificante receber este feedback. Foi engraçado ouvir algumas senhoras dizerem que gostavam de ter uma nora assim em casa, ou que ainda tinham filhos solteiros… Embora nesta parte eu não possa corresponder, sabe bem ouvir! Mas são sempre muito bem-vindas as encomendas! Aproveito para deixar aqui um enorme agradecimento, pelo carinho, pelos elogios que teceram e pela confiança que depositam em mim cada vez que me calha a mim a demonstração semanal. Isto permite aumentar em mim o desejo de fazer sempre melhor!

Ingredientes:

1 Pão rústico

1 Chouriço corrente

1 Pacote de queijo ralado

4 a 5 Colheres de sopa de maionese

1 Cebola pequena (ou ¼ de uma média)

1 Dente de alho

Salsa a gosto

Orégãos a gosto

 

Preparação:

Cortar uma tampa no pão, retirar o miolo todo de forma a ficar só a carcaça. Reservar. Picar o chouriço sem pele num robot de cozinha. No Super Chef da Tupperware, picar a cebola, o alho um pouco de salsa. Num recipiente juntar todos os ingredientes para o recheio: o chouriço, a cebola, o alho, a salsa, o queijo, a maionese e os orégãos. Envolver tudo muito bem e rechear o pão. Colocar no topo um pouco de queijo mozarella e polvilhar com orégãos. Tapar e levar ao forno durante cerca de 20 minutos. Retirar do forno e servir quente com tostas ou com o miolo do pão (é uma maneira de o aproveitar). Quando o recheio estiver quase no fim come-se o próprio pão, partido aos bocados.

Pudins de Leite de Coco

Escolhi estes pudins para fazer uma demonstração tupperware há umas semanas atrás. Queria usar a MiccroGourmet e fazer uma sobremesa diferente. Procurei uma receita no próprio dia, mas não tive tempo de a experimentar em casa, o que nunca se deve fazer… pode correr mal. Foi um desafio e um risco que corri. Achei interessante a combinação dos ingredientes e aventurei-me. O resultado? Tive sorte! Correu bem. Os pudins são deliciosos e fizeram um sucesso enorme. Eu própria fiquei surpreendida, não esperava que o resultado fosse tão bom. O leite de coco dá-lhes um aroma intenso e muito agradável e o Malibu aquele toque de perfeição. Têm uma textura macia, delicada. São uma sobremesa fresca, doce, mas nada enjoativa. É difícil resistir…

Por vezes procuramos uma receita rápida porque não temos muito tempo para grandes preparativos. Esta é uma excelente opção para esses dias! É muito prática e rápida de executar. O tempo de preparação ronda os dois minutos. No microondas também são relativamente rápidos e podem desenformar-se ainda mornos.

Aventure-se e experimente! Não resista a esta tentação…

Ingredientes:

2 ovos

1 lata de leite condensado

200 ml de leite de coco

3 colheres de sopa de Malibu

Caramelo líquido q.b.

 

Preparação:

Para estes pudins vou utilizar as Formas Gourmet, que são um acessório da MicroGourmet. São 8 formas, tipo ramequin, que podem utilizar para fazer entradas ou sobremesas individuais.

Colocar 400 ml de água na base da MicroGourmet. Cobrir o fundo de cada forminha com uma pequena porção de caramelo líquido (cerca de uma colher de chá, mal cheia). Reservar. Colocar os ovos no copo misturador da Tupperware, que é uma espécie de  shaker. Agitar um pouco, depois adicionar os restantes ingredientes: o leite condensado, o leite de coco e o Malibu. Agitar muito bem. Deitar nas formas. Coloca-las no crivo grande da MicroGourmet. Tapar e levar ao microondas durante 15 minutos. Deixar repousar 5 minutos e retirar. Convém deixar arrefecer antes de desenformar, embora seja possível desenformar bem enquanto estão mornos. Já experimentei das duas formas e correu bem de qualquer maneira. Levar ao frigorífico. Servir bem fresquinhos.

Patê de Alheira com Maçã

 

No dia 10 de Setembro a Alheira de Mirandela foi considerada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia e foi a mais votada. Por isso achei interessante colocar aqui uma receita cujo ingrediente principal fosse a alheira.

 

“A Alheira de Mirandela, que absorve esta denominação associada ao local de comercialização e expedição, a cidade de Mirandela, é o enchido regional mais consumido e conhecido no país, mais envolto em mistério e único no mundo. O fumeiro transmontano – enchido em tripa ou apenas de salga e fumo – quando não ia para as feijoadas e cozidos, quando não constituía só por si uma refeição, servia também como entrada aos melhores manjares festivos e domingueiros. A sua função é servir de empurrão ao que se segue. As alheiras consomem-se depois de assadas em brasa suave ou depois de fritas num pouco de azeite e na gordura que vão largando.” (DN.pt)

Este patê é feito a vapor na MicroGourmet. Provei pela primeira vez numa demonstração Tupperware e fiquei bastante surpreendida, pois apesar de não ser apreciadora de alheira, gostei bastante da combinação da alheira com a maçã. Esta dá um toque mais suave e menos enjoativo à alheira. A vantagem de ser feito a vapor é que grande parte da gordura cai para a água.

O outono já se sente, as noites estão mais frias. Esta é uma excelente sugestão para uma entrada, porque se serve ainda quente.

Ingredientes:

1 Alheira

2 Maçãs Golden

Preparação:

Colocar 400 ml de água na base da MicroGourmet. Retirar o fio e o metal que prende a alheira e fazer um golpe com a ponta de uma faca em todo o comprimento da alheira para que a pele se solte mais facilmente. Descascar as maçãs e partir em fatias muito finas. Colocar a alheira no crivo grande da MicroGourmet e cobrir com a maçã. Colocar a tampa e levar ao microondas durante 12 minutos. Deixar repousar 5 minutos e só depois retirar do microondas. Puxar a pele da alheira (como se fez aquele corte inicialmente, basta puxar, que a pele sai toda sem qualquer esforço) e mexer até obter uma pasta. Servir quente com tostas.

 

 

MicroGourmet

Esta semana vou apresentar algumas receitas preparadas na MicroGourmet da Tupperware. Como já referi anteriormente, sou demonstradora Tupperware. Este mês comemora-se o 46º aniversário da Tupperware em Portugal e para celebrar temos vários produtos com descontos fantásticos, como é o caso da Microgourmet, que tem um desconto especial de 46% até ao final do mês!

YouTube Preview Image

 

A MicroGourmet é um Tupperware concebido para cozinhar a vapor no microondas. Cozinhar a vapor é o método mais saudável para conservar as propriedades dos alimentos. Conservam-se mais nutrientes, vitaminas e minerais do que quando cozinhamos por outros métodos. As cores mantêm-se vivas, as texturas firmes e os sabores são mais realçados, o que permite uma cozinha com menos sal, por exemplo.

É uma das melhores criações da Tupperware, a meu ver, pois é um artigo inovador, prático, que permite economizar tempo e energia, e é muito versátil: permite descongelar, cozinhar, aquecer e servir – tudo no mesmo recipiente!

A MicroGourmet permite cozinhar de forma empilhada diferentes tipos de alimentos (dois pratos ao mesmo tempo) sem que os sabores se misturem. Pode fazer o prato principal e a sobremesa, ou pode cozinhar carne e peixe ao mesmo tempo que os sabores e os aromas não se misturam. E o melhor é que se poupa tempo e energia, porque se pode cozinhar tudo ao mesmo tempo, no mesmo recipiente. É composta por uma base, onde se coloca a água, um crivo grande, um crivo mais pequeno (que se pode ou não usar) e uma tampa.

Por fim, de realçar também as suas vantagens no que respeita à limpeza e manutenção. Ao cozinhar no microondas não tem que se preocupar com limpar o fogão (porque não o usa), não suja o microondas e a própria MicroGourmet é fácil de limpar e pode ir à máquina de lavar. É, de facto, um Tupperware muito útil, económico e cheio de vantagens!

Se pretender encomendar a Microgourmet ou marcar uma demonstração em sua casa, não hesite e contacte-me através do e-mail: experienciasnacozinha@gmail.com